Cabo Verde volta a registar um óbito associado à covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde voltou a registar uma morte associada à covid-19, depois de um interregno de 40 dias, o que eleva para 350 o número de óbitos provocados pelo novo coronavírus, desde o início da pandemia no arquipélago, em março de 2020, apurou a PANA de fonte oficial.
Em comunicado de imprensa, o Ministério da Saúde avançou que o novo óbito, que acontece depois do último registado, em 23 de outubro, no concelho do Paul, na ilha de Santo Antão, foi registado no município do Tarrafal, na ilha de São Nicolau, sendo a vítima uma pessoa com mais de 60 anos e não vacinada contra a covid-19.
O boletim epidemiológico diário distribuído pelo Ministério da Saúde indica que os novos casos voltaram a estar em média com os dias anteriores, com três, sendo um cada na Praia, Ribeira Brava de São Nicolau e Sal.
Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde deram ainda alta a mais quatro pessoas, elevando para 37.952 o total de casos recuperados.
Desde o início da pandemia, Cabo Verde já registou um total de 38.370 casos positivos acumulados, dos quais 43 ainda ativos.
O facto de o país ter estado um mês sem registo de qualquer óbito por covid-19 é considerado pelas autoridades sanitárias uma "grande vitória" e demonstra a eficácia da vacinação, em Cabo Verde, país onde, de acordo com os dados mais recentes, 82,8 por cento das pessoas já receberam a primeira dose e 67,6 por cento estão completamente vacinadas.
-0- PANA CS/IZ 01dez2021