Cabo Verde vence RD Congo e qualifica-se para Mundial de Andebol
Praia, Cabo Verde (PANA) – A seleção cabo-verdiana sénior masculina de andebol venceu, na tarde da sexta-feira, a sua congénere da República Democrática do Congo (RDC) por 32-30, numa partida do 24.º Campeonato Africano das Nações, em curso na Tunísia, e qualificou-se para o Campeonato do Mundo da modalidade, a disputar-se em 2021, no Egito, apurou a PANA de fonte segura.
Com esta vitoria, em partida disputada no “Salle Multidisciplinauires de Radés”, Cabo Verde assegura o sexto lugar na classificação geral da prova máxima do andebol africano, uma vez que, segundo o regulamento da Confederação Africana de Andebol (CAHB), os seis primeiros classificados da competição qualificam-se para o Mundial da modalidade, ao passo que o vencedor do CAN’2020 apura-se automaticamente para os Jogos Olímpicos de Tóquio’2020.
Trata-se de um feito histórico para o andebol cabo-verdiano, tendo em conta que esta é a sua primeira participação numa fase final do campeonato africano da modalidade.
Na primeira fase da prova, Cabo Verde, que participou como equipa convidada da CAHB, conseguiu qualificar-se para os quartos-de-final do torneio e figurar entre as oitos seleções africanas.
Entretanto, as seleções nacionais do Egito e da Tunísia apuraram-se, ainda na tarde da mesma sexta-feira, para a final do CAN’2020 ao eliminarem a Argélia e Angola, respetivamente por 30-27 e 39-23, nos jogos das meias-finais.
Enquanto isto, nos jogos de classificação, o Quénia bateu a Zâmbia por 28-17, Marrocos derrotou Gabão por 31-27, a Líbia levou de vencida a Cote d’Ivoire por 32-25, ao passo que a Nigéria ganhou os Camarões por 33-29.
-0- PANA CS/DD 24jan2020