Cabo Verde vence Eswatini (2-0} em jodo de qualificação para Mundial 2026 de futebol
Praia, Cabo Verde (PANA) - A seleção de futebol de Cabo Verde venceu, terça-feira, 21 de novembro corrente, a sua similar do Eswatini por 2-0, em jogo disputado no Estádio Mbombela, na cidade de Nelspruit, na África do Sul, referente à segunda jornada do Grupo D da zona africana de apuramento para o Mundial 2026, apurou a PANA de fonte segura.
Os golos cabo-verdianos foram realizados por Ryan Mendes e Jamira Monteiro, aos 17 e 35 minutos da partida respetivamente.
Depois do empate (0-0) com Angola, na primeira jornada, Cabo Verde somou o primeiro triunfo no Grupo D e ascendeu à liderança com quatro pontos.
Somaram igualmente quatro pontos cada os Camarões e a Líbia que empataram (1-1) terça-feira, depois de terem vencido na primeira jornada, respetivamente, as ilhas Maurícias (3-0) e o Eswatini (1-0).
Amgola, que voltou a empatar (0-0) com as Ilhas Maurícias, soma dois pontos, enquanto estas últimas ainda não pontuoaram.
A fase final do Mundial 2026 disputar-se-á de 08 de junho a 19 de julho de 2026 no Canadá, nos Estados Unidos de América e no México, devendo contar, pela primeira vez, com 48 seleções, sendo nove do continente africano, ou seja, um aumento de mais quatro seleções em relação ao último mundial.
Os 54 países africanos, conforme o novo regulamento, foram divididos em nove grupos de seis seleções (grupos de A a I) e os vencedores de cada grupo classificam-se, automaticamente, para o Mundial 2026.
Os quatro melhores segundos vão disputar uma ‘final-four’ (final de quatro seleções) onde será decidida mais uma equipa que representará África numa repescagem intercontinental, que poderá aumentar para 10 o número de países africanos no próximo Mundial de futebol.
-0- PANA CS/DD 21novembro2023