Cabo Verde ultrapassa mil casos da covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde registou quinta-feira mais cinco casos do novo coronavírus, aumentando o total acumulado nacional para 1.004, desde 19 de março, apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte oficial.
Esse total inclui oito óbitos, 562 recuperações e dois doentes transferidos para os seus países, pelo que o país tem neste momento 432 casos de infeção ativa.
Em comunicado, o Ministério da Saúde anunciou que foram analisadas 199 amostras, com cinco resultados positivos, sendo dois na ilha de Santiago (divididos pelos concelhos da Praia e de Santa Catarina) e três na ilha do Sal.
Os cinco novos casos representam o valor mais baixo dos últimos 33 dias em que foram anunciados dados diários do novo coronavírus no país, depois dos dois casos contabilizados no dia 02 de maio.
Desse período estão excluídos cinco dias em que não foram revelados dados, primeiro nos dias 17 e 18 de maio, porque os equipamentos do Laboratório de Virologia da Praia estavam em manutenção, e depois entre 26 e 28 de maio, por causa de reagentes deteriorados.
Com este novos casos, Cabo Verde passa a contabilizar um total acumulado de 1.004, distribuídos pelas ilhas de Santiago (779), Sal (150), Boa Vista (57), São Vicente (12), Santo Antão (04) e São Nicolau (02).
As autoridades de saúde pediram paciência às pessoas com resultados pendentes, no momento em que o país se depara, novamente, com a falta de alguns materiais de processamento das amostras, reduzindo a capacidade de diagnóstico da covid-19.
Em conferência de imprensa, na cidade da Praia, o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto, indicou que o país já realizou cerca de nove mil testes de virologia (PCR) e 30 mil testes rápidos de pesquisa de anticorpos.
Este esforço representa um investimento de 129 milhões de escudos cabo-verdianos (cerca de 1,1 milhões de euros), declarou.
Cabo Verde começou a fazer testes de diagnóstico à covid-19, no Instituto Ricardo Jorge, em Portugal, mas, desde 14 de março que realiza testes no laboratório de virologia do Instituto Nacional de Saúde Pública do Hospital Agostinho Neto, na Praia.
Desde 05 de junho, a testagem é feita também na ilha de São Vicente.
Já os testes rápidos de pesquisa de anticorpos estão a ser feitos em todas as ilhas e só os casos positivos são depois analisados nos laboratórios centrais de virologia.
-0- PANA CS/IZ 25junho2020