Cabo Verde ultrapassa 600 casos de covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) – O número de casos acumulados da covid-19, em Cabo Verde, atingiu 616, com o registo quarta-feira de mais 31 análises positivas, apurou a PANA de fonte oficial, na cidade da Praia.
Os novos casos positivos foram registados nos concelhos de Santa Cruz (24) e Praia (06), na ilha de Santiago, bem como na ilha de São Vicente (01).
A informação foi avançada em conferência de imprensa, na cidade da Praia, pelo diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto.
Ele indicou que o concelho de Santa Cruz registou, em 24 horas, mais do dobro dos casos que tinha, até agora, passando a ter 45, a maioria na localidade de Achada Ponta.
“Desses casos que apresentamos hoje são todos dessa localidade de Achada Ponta, à exceção de um caso de uma outra zona de Santa Cruz”, sustentou o responsável de saúde cabo-verdiano.
Barreto disse que Santa Cruz, um concelho com cerca de 27 mil habitantes, tinha capacidade para isolar 18 doentes de covid-19, pelo que o facto de ter ultrapassado esse valor constitui um “imprevisto”, tendo em conta que, neste momento, o município tem 43 casos ativos.
Face a este cenário, agora todos os casos ativos, em Santa Cruz, estão a ser isolados num espaço único, no concelho vizinho de Santa Catarina, que tem capacidade para cerca de 50 camas.
O boletim informativo de quarta-feira precisa que das 162 amostras analisadas, houve sete casos positivos e 37 negativos, na Praia, enquanto Santa Cruz registou 24 positivos e 77 negativos.
Na ilha de São Vicente, foi testado um caso positivo, importado do Sal, e cinco negativos.
A mesma fonte adianta que 13 amostras estão pendentes.
Os 616 casos acumulados incluem 314 ativos, 294 recuperados e cinco óbitos, continuando os doentes em isolamento e com evolução favorável, segundo a mesma fonte.
-0- PANA CS/IZ 11junho2020