Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde triplica utentes de telemóvel

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O ministro cabo-verdiano das Infraestruturas, Transportes e Telecomunicações, Manuel Inocêncio Sousa, anunciou quarta-feira que o número de utentes de telemóvel no arquipélago passou de 100 mil para 300 mil nos últimos três anos.
Manuel Inocêncio Sousa afirmou que de 2006 a 2009 o número de assinantes de televisão passou de 1.
300 para cerca de sete mil e o de assinantes da internet subiu de sete mil para 15 mil utilizadores numa população estimada em 500 mil habitantes.
"Em três anos, estamos a duplicar ou a triplicar o número de assinantes de serviços de telecomunicações resultado desse impulso dado pela liberalização" do sector das telecomunicações, sublinhou o ministro cabo-verdiano no acto do lançamento da primeira pedra da construção da Estação Remota de Controlo do Espectro Radioeléctrico da Praia.
Contudo, reconheceu que, face a estes números, a Agência Nacional das Comunicações (ANAC) tem o desafio enorme de regular o sector onde existe um operador histórico tradicionalmente monopolista (a CV Telecom), que até 2006 era o único a disponibilizar esses serviços.
Menuel Inocêncio Sousa considera que a tarefa exige muita competência técnica e perseverança para que os operadores tenham "uma justa remuneração" dos serviços que prestam, "mas sem também prejudicar os utentes".
Depois da liberalização do sector das telecomunicações em Cabo Verde, o Governo autorizou a entrada de mais um operador no ramo dos serviços, a "T +" que passou a fazer concorrência à CV Telecom.
Entretanto, a ANAC admite já haver espaço para mais um operador de serviços móvel, para além dos dois existentes actualmente.
A ANAC tem também já em concurso público as redes para a terceira e quarta gerações, processo que deverá estar concluído em 2011.