Cabo Verde trabalha na abertura de embaixada na Guiné-Bissau
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo de Cabo Verde está a trabalhar para abrir uma embaixada na Guiné-Bissau, anunciou o ministro do Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, disse.
Em declarações aos jornalistas no final da cerimónia de inauguração das novas instalações da Embaixada da Guiné-Bissau, na capital cabo-verdiana, o governante assegurou que, neste momento, o "Executivo cabo-verdiano está a trabalhar nesse sentido".
“Como sabem, há reciprocidade. Neste momento, a Guiné-Bissau está a abrir aqui a sua embaixada por impulso do Governo cabo-verdiano e esperamos que brevemente isso aconteça na Guiné-Bissau”, disse Fernando Elísio Freire, realçando a necessidade de os dois países potenciarem as suas relações de amizade e cooperação.
Isto porque, segundo ele, para além de a Guiné-Bissau e Cabo Verde terem a mesma língua, relações consanguíneas, interesses comuns, há ainda o facto de os dois países pertencerem a espaços dinâmicos que demandam diálogo e concertação.
O governante cabo-verdiano defendeu, a propósito, que se deve “aproveitar o facto de tanto a Guiné-Bissau como Cabo Verde pertenceram ao mesmo espaço, nomeadamente CPLP, CEDEAO e a União Africana e potenciarmos isso para o reforço das relações e também das relações dos respetivos países com o Mundo”, sustentou.
Também o embaixador da Guiné-Bissau em Cabo Verde, M'Bala Alfredo Fernandes, adiantou que é vontade do seu Governo que haja reciprocidade entre os dois países.
“Em 2018, ainda quando o atual Presidente era primeiro-ministro, ele decidiu e entendeu por bem o Presidente José Mário Vaz que devíamos abrir uma embaixada, em Cabo Verde, elevando o Consulado Geral para uma embaixada, no sentido de não só promover a integração da comunidade, mas porque há uma vontade política de haver uma concertação política entre os dois Estados, no âmbito das relações internacionais”, apontou
Neste sentido, adiantou que a Guiné-Bissau espera que também, desde que estejam reunidas as condições, Cabo Verde possa abrir a sua embaixada, na Guiné-Bissau, para responder e a essa reciprocidade.
Falando das novas instalações que acabam de ser inauguradas, sitas na rua de UCCLA, no bairro de Achada Santo António, na cidade da Praia, M'Bala Alfredo Fernandes disse tratar-se de uma estrutura muito melhor para o funcionamento de uma embaixada que a Guiné-Bissau merece em Cabo Verde.
Segundo o diplomata, as novas instalações, para além de tratar de assuntos consulares, podem ainda ser utilizadas pela comunidade para realização de ateliês, debate e tertúlias, convívios e ainda para exposição das peças de arte e artefatos culturais da Guiné-Bissau e de Cabo Verde.
-0- PANA CS/IZ 05ago2020