Cabo Verde totaliza 4.200 casos de covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde registou mais 75 casos novos de coronavírus, elevando a quatro mil e 200 o total destes casos, desde a diagnóstico do primeiro doente no país, a 19 de março último, anunciou sexta-feira o Ministério da Saúde de Cabo Verde.
Num comunicado, o Ministério da Saúde precisa que estes novos casos foram diagnosticados em sete dos 22 concelhos do país, designadamente Praia (50), Santa Cruz (dois), São Miguel (um), São Domingos (dois), Ribeira Grande de Santiago (dois), Mosteiros (10) e Sal (oito).
Segundo revelou o diretor nacional da Saude, Artur Correia, na habitual conferencia de imprensa sobre i balanço da evolução da pandemia no país, o elevado número de casos registados na capital, onde há ainda por registar 18 casos suspeitos, justifica-se pelo facto de as amostras analisadas dizerem respeito às recebidas nos dias 26, 27, 28 e 29 de agosto último e 1 e 2 de setembro corrente.
Ao justificar o acumular de casos no laboratório de virologia da Praia, Artur Correia disse que isto se deve à grande procura por parte de pessoas que vão fazer viagens internacionais e que são obrigadas a ter, para o efeito, um teste positivo de PCR, feito 72 horas antes do embarque.
Conforme destacou, 95 a 98 por cento dos viajantes, que procuraram as delegacias de saúde para a realização de testes PCR a fim de poderem viajar, "tiveram resultados negativos."
Na mesma ocasião, Artur Correia revelou que há atualmente mais 10 casos ativos do que na quinta-feira última, que 479 pessoas estão em isolamento domiciliar e que 116 estão em isolamento hospitalar.
Neste sentido, a Praia, com 291 doentes, Mosteiros com 79 e Sal com 46 são as localidades onde há mais pacientes em isolamento domiciliar.
Já no que respeita a doentes recuperados, ele destacou que, nas ultimas 24 horas, foi dada alta a 60 pessoas.
Referindo-se aos doentes em internamento hospitalar, o responsável disse que há um em estado grave, internado no Hospital Agostinho Neto.
Os restantes 17, internados em vários hospitais do país, estão em estado considerado estável pelas autoridades de saúde.
Quanto ao número de óbitos registados até à data, ou seja 41, Artur Correia assegurou que p mesmo está abaixo "daquilo que era previsto inicialmente", assim como o número de casos.
"Em termos de taxa de letalidade, estamos em cerca de 1%", concluiu.
O Boletim Epidemiológico da sexta-feira aponta assim para a existência de 595 casos ativos, três mil 562 casos recuperados, 41 óbitos e dois doentes estrangeiros transferidos para seus respetivos países, perfazendo um total de quatro mil 200 casos positivos acumulados em Cabo Verde.
-0- PANA CS/DD 05set2020