Cabo Verde suspensas buscas por três pescadores desaparecidos no mar
Praia, Cabo Verde (PANA) - As buscas para encontrar os três pescadores desaparecidos no mar do arquipélago de Cabo Verde, desde o dia 13, quando saíram da ilha da Boa Vista, com destino à ilha do Sal, foram suspensas, por falta de indícios, apurou a PANA quinta-feira de fonte autorizada.
Segundo o Centro de Busca e Salvamento da Guarda Costeira, as autoridades marítimas não dispõem neste momento e não foi encontrado nenhum indício suficiente, “o menor que fosse para orientar e justificar o esforço das buscas”.
No entanto, o Centro de Busca e Salvamento continua a alertar os navios que transitam na zona de sua responsabilidade para se manterem em alerta na possibilidade de avistamento de indícios ou da própria embarcação com os desaparecidos.
Num comunicado, o Centro de Buscas indica que compartilhou a informação com o MRCC Natal (Brasil), no sentido de efetuarem alerta semelhante aos navios que navegam nas suas águas.
A nota reforça o alerta aos armadores, proprietários, patrões e pescadores, para o cumprimento das normas de segurança, nomeadamente as de interdições de saída para o mar das embarcações devido ao estado do tempo, emitidos pelo Instituto Marítimo Portuário (IMP).
Há neste momento seis pessoas desaparecidas, sendo quatro pescadores e dois passageiros, no mar em Cabo Verde, e as respetivas famílias queixam-se de falta de informações.
Na perspetiva dessas famílias, as autoridades não fizeram e não estão a fazer o suficiente em termos de busca.
De Santa Cruz, ilha de Santiago, partiu a embarcação de nome "Patrícia", com três pessoas, sendo um pescador e dois passageiros, rumo à Boa Vista, no passado dia 29 de janeiro.
Após escala na ilha do maio teriam feito o último contacto com a família no dia 31 de janeiro e, até hoje, não se sabe se estão vivos ou mortos.
Após o alerta de desaparecimento, o Centro Conjunto de Busca e Salvamento informou, na ocasião, que uma aeronave francesa Falcon 50 reforçou as buscas que estavam sendo feitas pela Guarda Costeira, Polícia Marítima, autoridades locais de Boa Vista e Maio e ainda outras embarcações que transitavam na área do desaparecimento.
No entanto, as operações de buscas e salvamento por esses náufragos foram igualmente suspensas.
-0- PANA CS/IZ 25março2022