Cabo Verde soma mais 12 casos da covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde confirmou esta segunda-feira mais 12 casos positivos da covid-19, na cidade da Praia, elevando para 1.463 o total de infeções acumuladas, no país.
Segundo o boletim epidemiológico diário do Ministério da Saúde sobre a evolução da pandemia, foram examinadas, nos dois laboratórios da Praia e de São Vicente, 141 amostras colhidas desde 02 de julho corrente e que deram os 12 resultados positivos.
Dessas amostras, o concelho da Praia registou 12 casos positivos, 69 negativos, sendo 49 de doentes em seguimento.
As amostras dos concelhos de Santa Catarina e de São Lourenço dos Órgãos e da ilha do Maio tiveram todos resultados negativos.
A mesma fonte refere ainda que foram realizados 34 exames de controlo de doentes em seguimento cujos resultados se mantiveram positivos.
Na habitual conferência de imprensa diária sobre a evolução da covid-19, em Cabo Verde, as autoridades de saúde confirmaram segunda-feira que um dos casos detetados, na Praia, é de um habitante do Concelho de São Lourenço dos Órgãos, no centro de Santiago, que regista assim o seu primeiro caso.
"Trata-se de uma pessoa que faz seguimento por um outro problema de saúde aqui na Praia e, numa das consultas a que veio na semana passada, foi feito um teste rápido que deu positivo", explicou Jorge Barreto, Diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças.
Durante a conferência de imprensa, Jorge Barreto confirmou igualmente a existência de um caso suspeito de infeção pelo novo coronavírus, na Brava, uma das duas ilhas, a par do Fogo, onde ainda não foram confirmados casos positivos da covid-19.
Quanto a números, Cabo Verde regista um total de 722 casos ativos ao contrário dos 789 que tinham sido anunciados esta manhã com a publicação do boletim epidemiológico.
Trata-se de uma situação que Jorge Barreto explica com a revisão do número de casos e da quantidade de altas médicas dadas aos pacientes que ocorrem durante o dia.
-0- PANA CS/IZ 07jul2020