Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde solidariza-se com vítimas de explosão bombista em Boston

Praia, Cabo Verde (PANA) - A Presidência da República e o Governo de Cabo Verde manifestaram esta terça-feira a sua solidariedade às vítimas do atentado bombista ocorrido segunda-feira na Maratona de Boston (Estados Unidos da América), de que resultou pelo menos três mortos e 144 feridos, soube a PANA na capital cabo-verdiana de fonte oficial.

Numa mensagem enviada ao seu homólogo norte-americano, Barack Obama, o Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, lamenta o ocorrido, expressando ao povo norte-americano, em seu nome próprio e no dos cabo-verdianos, as “mais sentidas condolências e solidariedade”.

“É comum a nossa luta persistente por um mundo livre, tolerante e democrático que não se compagina com a violência gratuita e atentados aos valores mais caros aos nossos países e povos”, conclui o chefe do Estado cabo-verdiano.

Por seu lado, o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, enviou uma mensagem de pesar ao Presidente Barack Obama para manifestar a "firme condenação de um ato de violência e cobarde".

"Os cabo-verdianos olham para Boston como uma cidade de pertença, pois aí radicam desde os tempos ancestrais e comungam com os bostonianos bons e os maus momentos, pelo que o nosso sentir estende-se também ao governador do Estado de Massachusetts e ao presidente da Câmara de Boston", referiu.

Na sua mensagem José Maria Neves diz-se consternado face à "dramática situação que aflige" os Estados Unidos e expressa sentidas condolências às famílias enlutadas e às pessoas próximas das vítimas, bem como os votos de rápida recuperação aos feridos.

"Queria, ainda, assegurar à Vossa Excelência a total solidariedade do Governo da República de Cabo Verde nesta prova dolorosa para o seu país e a nossa firme condenação desse ato de violência e cobardia", sublinhou.

Em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV), a ministra cabo-verdiana das Comunidades, Fernanda Fernandes, indicou que entre as vítimas do atentado não foi identificado, até agora, nenhum cidadão cabo-verdiano.

Uma das explosões ocorreu a poucos metros do Consulado Geral de Cabo Verde em Boston, onde alguns vidros ficaram estilhaçados, mas não se registou nenhum ferido.

Fernanda Fernandes garantiu à RCV que o Governo está desde a primeira hora em contacto permanente com o cônsul em Boston, assegurando que a comunidade cabo-verdiana nesta cidade está serena, tanto quanto o permite o clima de tensão provocado pelo atentado.

A ministra das Comunidades adiantou que o Governo vai continuar a acompanhar a situação, não apenas por causa da expressiva comunidade cabo-verdiana residente naquela cidade, como também devido às relações existentes entre Cabo Verde e os Estados Unidos.

As explosões registadas na segunda-feira perto da linha da meta da Maratona de Boston, que ainda não foram reivindicadas, causaram pelo menos três mortos e mais de 140 feridos e provocaram o pânico entre as dezenas de milhares de pessoas que assistiam ao evento desportivo.

-0- PANA CS/TON 16abril2013