Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde solidariza-se com Estados Unidos no 10º aniversário do 11 de setembro

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente da República e o Governo de Cabo Verde solidarizaram-se, domingo, com os Estados Unidos pelo 10.º aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, apurou a PANA na cidade da Praia de fonte oficial.

Numa mensagem enviada ao Presidente americano, Barack Obama, o novo chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, considera este 10º Aniversário dos "trágicos acontecimentos do 11 de setembro de 2001" como uma altura em que "todos os povos amantes da paz se inclinam respeitosamente perante a memória das vítimas desse ato inqualificável".

"Em nome do povo de Cabo Verde, e em meu nome pessoal, expresso à Vossa Excelência e ao Povo Americano a nossa solidariedade e amizade”, escreve na sua missiva Jorge Fonseca,
que tomou posse do cargo sexta-feira passada.

Para o novo chefe de Estado cabo-verdiano, “o ataque de há 10 anos, que pretendeu ser um duro golpe nas aspirações da paz, da liberdade e da justiça transformou-se num importante elo entre os que pugnam pela liberdade, pela estabilidade e pela segurança".

Por sua vez, o Governo, através de um comunicado do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), reiterou a “inabalável determinação” em continuar a contribuir para a construção de um mundo de “liberdade, tolerância e respeito pela pessoa humana”.

“O Governo saúda as iniciativas oficiais em ordem a uma justa e honrosa homenagem às vítimas do 11 de setembro e aos seus familiares, gesto que denota a grandeza do povo americano e é plenamente apreciada e compartilhada pelo povo cabo-verdiano, com quem mantém laços de histórica amizade e de cooperação”, lê-se na nota.

Para Cabo Verde, o “11 de setembro” constituiu o “mais bárbaro atentado terrorista perpetrado na História da Humanidade”, que ceifou a vida a cerca de três mil “inocentes”.

“Essa foi uma terrível ação não só contra o Governo e o Povo dos Estados Unidos, mas um claro afrontamento terrorista contra toda a Humanidade, tendo sido prontamente condenado pelo Estado de Cabo Verde, que, mais ainda, tem-se mantido firme na luta em prol da erradicação da violência e do extremismo”, conclui o MIREX.

A Embaixada norte-americana em Cabo Verde assinalou a data domingo, na Cidade da Praia, e na presença de várias individualidades cabo-verdianas e estrangeiras, com a leitura de uma mensagem e a deposição de uma coroa de flores.

A cerimónia foi orientada pelo encarregado de Ngócios da missão diplomática americana, Gregory Garland, num evento que contou ainda com a atuação do mais renomado grupo cabo-verdiano de dança, Raiz di Polon.

-0- PANA CS/IZ 12/IZset2011