Cabo Verde solidário com vitimas de ciclone em Moçambique
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, enviou ao seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, uma mensagem de solidariedade com as vítimas do ciclone tropical que fustigou, nos últimos dias da semana passada, Moçambique e outros países da África Austral, apurou a PANA na cidade da Praia, de fonte oficial.
“Tenho acompanhado com muita preocupação o desastre ambiental derivado do ciclone tropical Idaí, que vem fustigando Moçambique e cujo impacto já causou centenas de mortes, deixando um número preocupante de pessoas desalojadas, para além do ambiente desolador de devastação”, escreveu na sua mensagem o chefe do Estado cabo-verdiano.
Jorge Carlos Fonseca sublinha que Moçambique está a viver um momento de “grande consternação”.
Aproveitou a ocasião para endereçar às famílias das vítimas do ciclone, bem como à nação moçambicana, a sua “mais profunda” solidariedade.
De acordo com o mais recente balanço das autoridades, o número de mortes provocadas pela passagem do ciclone Idai pelo centro de Moçambique subiu para 73 e milhares de pessoas precisam de ajuda humanitária.
A cidade da Beira, capital provincial de Sofala, e uma das principais do país, parcialmente destruída, continua sem eletricidade e comunicações.
A mesma urbe está, desde sábado último, isolada por terra, devido ao corte de vários troços da estrada nacional 6, alguns dos quais arrastados pelas correntes.
A via é a espinha dorsal do centro de Moçambique que liga o porto da Beira aos países do centro da África Austral, nomeadamente ao Zimbábue.
Toda a zona urbana tem sinais de destruição, causada pelo vento e pela chuva forte ao passo que as forças de defesa e de segurança têm estado a trabalhar na desobstrução de vias.
A prioridade é resgatar as pessoas que estão por cima das árvores, das casas nas zonas alagadas, que cobrem quase toda a região, disse Rita Almeida, dirigente do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), à televisão estatal.
-0- PANA CS/DD 18março2019