Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde sofre pesada derrota com Catalunha por 4-1

Praia, Cabo Verde (PANA) - A seleção de futebol de Cabo Verde sofreu, segunda-feira, uma pesada derrota (4-1) na partida amigável que disputou contra a seleção da região autónoma espanhola da Catalunha, no Estádio Olímpico Luís Companys, perante 20 mil e 700 espetadores, constatou a PANA no local.

Nesta partida, que marcou a despedida do treinador Lúcio Antunes à frente dos “Tubarões Azuis”, a seleção cabo-verdiana até começou por se adiantar no marcador logo aos 10 minutos por Djaniy, que se antecipou a Piqué e desviou para a baliza adversária um centro de Garry Rodrigues.

No entanto, três minutos depois de se terem adiantado no marcador, os “Tubarões Azuis” consentiram o empate, obtido pelo avançado espanhol do Barcelona, Sergio Garcia, jogador que colocou os catalães em vantagem e ofereceu o terceiro golo, aos 19 minutos.

A ganhar por duas bolas de diferença ainda antes dos 20 minutos da partida, a seleção da Catalunha, onde se destacavam futebolistas como Piqué, Fabregas, Jordi Alba, Sergio Busquets, todos do FC Barcelona, limitou-se a controlar o jogo até ao intervalo.

Por sua vez, a equipa cabo-verdiana, desfalcada de muitos dos habituais titulares que não foram dispensados pelos respetivos clubes por o jogo não se enquadrar nos regulamentos da FIFA sobre a obrigatoriedade de dispensa, não conseguiu reagir aos três golos de rajada do adversário e raramente se aproximou da baliza defendida por Kiko Casillas.

No segundo tempo, as diversas alterações efetuadas pelos treinadores fizeram com que o jogo decorresse em toda morna e com raras situações de golo eminente.

A única exceção, foi o golo marcado aos 63 minutos por Oriol Riera, que correspondeu a um centro de Tello.

Na despedida de Lúcio Antunes, que vai orientar a equipa angolana do Progresso do Sambizanga, a seleção cabo-verdiana, que ocupa a 39ª posição do ranking da FIFA, deixou bons indicadores a nível ofensivo mas cometeu muitos erros na defesa, principalmente no posicionamento e na saída de bola.

Eis ficha de jogo:

Cabo Verde: Fock; Pécks, Kay, Fernando Varela e Nivaldo Táx, Calú, Toni Varela e Marco Soares; Platini, Garry Rodrigues e Djaniny.
Jogaram ainda: Vozinha, Duba, Mailo, Sidnei, Rambé e Brito.

Catalunha: Casilla; Bartra, Piqué, Valiente e Jordi Alba; Sergio Busquets, Víctor Sánchez, Cesc, Bojan; Piti, Sergio García.
Jogaram ainda: Codina; Montoya, Valliente, Capdevilla, Alvarez, David Lopez, Serigo Roberto, Aleix Vidal, Xumetra, Tello, Oriol Rosell.

-0- PANA CS/IZ 31dez2013