Última Hora

Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde sensibiliza jornalistas à problemática de proteção social

Praia, Cabo Verde (PANA) – Um seminário sobre o diálogo com a comunicação social sobre a proteção social no país, iniciou-se esta segunda-feira na cidade da Praia, apurou a PANA, de fonte segura no local.

Promovido pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) de Cabo Verde, o seminário visa reforçar o diálogo com a comunicação social considerada como “uma parceira indispensável” na partilha de informação qualitativa sobre esta matéria.

Conforme explicou a presidente do INPS, Leonesa Fortes, por se tratar de um “contrato social”, é preciso que todas as questões da segurança social sejam partilhadas e socializadas com os cidadãos, pelo que “os órgãos de comunicação social têm, nesse processo, um papel importante, porque são eles que falam todos os dias com os cidadãos”.

Segundo ela, os jornalistas estão melhor posicionados para esclarecer os desafios do sistema, os direitos e deveres dos beneficiários da previdência social, entre outras questões.

Na sua ótica, nos debates que têm havido sobre o INPS não se tem discutido sobre os “problemas mais candentes” da segurança social, por isso a instituição entende que “depois de todo o trabalho feito de reforma institucional e de modernização, chegou também o momento de engajarmos toda a sociedade na vida do sistema”.

A presidente do INPS considera que não só os órgãos de comunicação social, mas também as escolas, universidades e outras instituições, devem ser convocados para uma maior tomada de consciência sobre o sistema de previdência social e o esclarecimento da opinião pública.

Leonesa Fortes aponta, entre as medidas implementadas, a aposta na informatização considerando que a modernização do sistema tem servido como um instrumento de combate à fraude no INPS e que, muitas as vezes, tem originado “evasão contributiva” de valores elevado.

O combate à fraude exige, segundo ela, a capacidade de adotar políticas e medidas que permitam a moralização da previdência social de uma “forma citadina”.

-0- PANA CS/DD 14jul2014