Cabo Verde sem coronavírus
Praia, Cabo Verde (PANA) – As autoridades sanitárias de Cabo Verde confirmaram, domingo, que todos os testes realizados, até agora, às pessoas suspeitas de terem contraído o novo coronavírus (Covid-19) tiveram resultados negativos, pelo que o arquipélago continua sem o registo de casos confirmados da doença.
Depois do primeiro caso suspeito, envolvendo o escritor Germano Almeida, no início de março, nos últimos dias surgiram em Cabo Verde mais casos suspeitos de infeção pelo Covid-19.
As análises às duas turistas portuguesas de 26 e 32 anos de idade, na cidade da Praia, e a um homem de 49 anos de idade, na ilha de São Vicente, que tinha estado em Itália de férias, deram todos negativo nos testes laboratoriais.
Mais recentemente, soube-se de um novo caso suspeito na Praia, uma Cabo-verdiana de 61 anos, proveniente da Suíça, já despistada e sem infeção.
O mesmo acontece com os exames de um cidadão alemão, de 76 anos, na ilha da Boa Vista,
O único caso que ainda aguarda o resultado do teste mandado realizar em Portugal é de um cidadão francês, de 59 anos de idade, que foi colocado em isolamento, na cidade da Ribeira Grande, na ilha de Santo Antão.
Entretanto, este domingo, o embaixador de Cabo Verde, na Itália, Jorge Figueiredo Gonçalves, deu conta de uma Cabo-verdiana residente neste país europeu infetada com o novo coronavírus.
“Digamos que a pessoa esteve em situação difícil, mas a última informação que eu tive é que essa senhora está bem, a temperatura que esteve elevada já baixou e que, finalmente, já entrou numa dinâmica positiva”, assegurou o diplomata, em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV).
O embaixador afirmou que neste momento existem outros casos suspeitos no seio da comunidade cabo-verdiana radicada naquele país, mas adiantou que estão a aguardar pela confirmação oficial das autoridades sanitárias italianas.
“As coisas estão difíceis aqui, em Itália, nós até ao presente não vimos nenhuma tendência de redução, muito pelo contrário até este momento as coisas estão a ascender e aumentar”, disse
Segundo um balanço divulgado sábado à noite, Itália regista mil 441 mortos entre os mais de 21 mil casos confirmados de Covid-19, no país, o mais afetado na Europa pela pandemia.
O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado, em dezembro passado, na China, e já provocou cerca de seis mil mortos em todo o Mundo.
O número de infetados ultrapassou as 151 mil pessoas, com casos registados em 137 países e territórios.
-0- PANA CS/IZ 16março2020