Cabo Verde sem caso suspeito de Covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde continua sem casos do novo coronavírus, depois que o único caso suspeito de infeção por Covid-19 registado até agora testou negativo, declarou sexta-feira o ministro cabo-verdiano da Saúde, Arlindo do Rosário.
“Comunicamos oficialmente aos Cabo-verdianos, no país e na diáspora, que o teste realizado ao caso suspeito de infeção por novo coronavírus deu negativo.
"Reafirmamos que Cabo Verde continua até este momento, sem nenhum caso de infeção por novo coronavírus”, disse o governante em conferência de imprensa.
O filho do escritor Germano Almeida era até então a única pessoa suspeita de ter contraído o vírus, após participar num evento literário com a presença do escritor chileno Luis Sepúlveda, diagnosticado como portador do Civid-19.
No encontro com os jornalistas, Arlindo do Rosário revelou que, para além do teste ao escritor Germano Almeida, um outro foi realizado, não por causa das suspeitas, "mas para testar como é que seria a resposta do laboratório do Instituto Ricardo Jorge de Portugal".
O ministro adiantou que, já no final da segunda semana do mês de março, o laboratório nacional de virologia já terá capacidade para a realização do teste do novo coronavírus, em Cabo Verde.
Arlindo do Rosário lembrou que a epidemia do novo coronavírus constitui uma ameaça a nível mundial, com risco elevado de transmissão, risco esse a que, salientou, Cabo Verde não está imune.
Neste sentido, reafirmou que “medidas importantes” vêm sendo tomadas pelo Governo para fazer face à epidemia, nomeadamente na alocação de recursos financeiros, humanos e materiais.
Neste particular, lembrou que 77 mil contos (cerca de 700 mil euros) foram mobilizados do orçamento dos vários ministérios para fazer face à epidemia.
Para o efeito, disse, estão já contratados cerca de 100 profissionais de saúde para reforçar as equipas sanitárias de vigilância aeroportuárias e trabalhar nos espaços destinados ao isolamento dos doentes, nos hospitais e centros de saúde.
Igualmente, indicou que já foi contratualizada, através de ajuste direto, a compra de equipamentos médico/hospitalares para as áreas de cuidados especializados no valor aproximado de 38 mil contos (cerca de 345 mil euros).
“Também já foram adquiridos equipamentos de proteção individual e intensificado a estratégia de comunicação, através dos meios de comunicação social, de produção de folhetos informativos e realização de palestras nas escolas e nas empresas”, acrescentou.
Na próxima terça-feira, 10, o Governo conta apresentar o plano nacional de contingência para a prevenção e o controlo do Covid 2019.
Arlindo do Rosário realçou que os profissionais em todas estruturas de saúde estão “fortemente empenhados” e a “trabalhar arduamente” de forma a reforçar a capacidade vigilância, detenção precoce e contenção.
-0- PANA CS/IZ 06março2020