Cabo Verde segue 150 pessoas para despistagem de Covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - Cerca de 150 pessoas regressadas de países afetados pelo Covid-19 (coronavírus) estão a ser enquadradas por autoridades sanitárias para a despistagem de eventuais infeções por este vírus mortal, anunciou o diretor nacional de Saúde de Cabo Verde, Artur Correia.
Em conferência de imprensa segunda-feira de manhã na cidade da Praia, Artur Correia esclareceu que não se trata de casos suspeitos mas sim de pessoas, ou seja 80 cidadãos nacionais, 20 do Senegal e outras 50 pessoas de outras nacionalidades, que estão a ser seguidas para o registo, acompanhamento e aconselhamento, em diferentes ilhas.
“Cerca de 80 pessoas estão a ser seguidas nas diferentes ilhas onde residem. Temos 20 pessoas provenientes do Senegal e temos cerca de 50 pessoas que saíram da Boa Vista, um pouco antes da declaração do estado de quarentena na ilha, ou então mesmo depois da quarentena, como é do conhecimento público”, precisou Artur Correia.
Admitiu que "podem surgir mais casos" do Covid-19, para alem dos três já registados na ilha da Boa Vista, mas que, a cada dia que passa, "estamos a melhorar a resiliência a esta epidemia."
Afirmou que o país continua a registar três casos confirmados de Covid-19, todos na ilha da Boa Vista, onde já se encontram em quarentena, sem ligações aéreas ou marítimas.
Artur Correia anunciou ainda que os Cabo-verdianos, que esta segunda-feira, começam a chegar ao arquipélago em voos de repatriamento terão de cumprir a quarentena obrigatória num dos hotéis das ilhas onde chegarem (Praia e Sal).
Entretanto, o Governo colocou na rua carros de som com avisos sobre o novo coronavírus, que já circulam nas principais cidades do país.
-0- PANA CS/DD 23março2020