Cabo Verde saúda saída do primeiro navio com milho da Ucrânia
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo de Cabo Verde saudou, terça-feira, a saída do navio comercial Razoni do porto ucraniano de Odessa, transportando mais de 26.000 toneladas de milho para o porto de Trípoli, na Líbia, apurou a PANA de fonte oficial.
A saída da primeira embarcação com cereais produzidos na Ucrânia (um dos principais celeiros de cereais no mundo) resultou dos acordos separados entre aquele país, a Rússia, a Turquia e as Nações Unidas, abrindo assim o caminho para a Ucrânia exportar 22.000.000 toneladas e outros produtos agrícolas retidos nos portos do Mar Negro devido à invasão russa, lê-se num comunucado do Governo cabo-verdianos.
Por outro lado, os mesmos acordos também permitem à Rússia exportar cereais e fertilizantes.
No seu comunicado, o Governo saudou igualmente o “papel decisivo” desempenhado pelas Nações Unidas e pela Turquia para a conclusão destes acordos para o funcionamento dos mecanismos estabelecidos, criando assim condições para aliviar a insegurança alimentar global, que afeta sobretudo “países frágeis”, como Cabo Verde, que enfrentam uma emergência social e económica.
“Cabo Verde encoraja as partes a prosseguirem no cumprimento dos compromissos assumidos e privilegiarem meios pacíficos para a resolução do conflito que as opõe”, acrescenta o documento.
Segunda-feira, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, saudou "calorosamente” a saída do primeiro cargueiro com cereais ucranianos, no quadro dos acordos que visaram levantar o bloqueio russo no Mar Negro.
“O Secretário-Geral espera que este seja o primeiro de muitos navios comerciais, em conformidade com o acordo assinado e que vai trazer estabilidade e ajuda indispensáveis à segurança alimentar mundial, em particular nos contextos humanitários mais frágeis”, considera a ONU em comunicado.
-0- PANA CS/DD 02agosto2022