Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde saúda aniversário da independência da Guiné-Bissau

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, saudou o 37º aniversário da declaração unilateral da independência da Guiné-Bissau, em 1973, em mensagem enviada ao seu homólogo bissau-guineense, Malam Bacai Sanhá, soube a PANA na Praia de fonte oficial.
Na missiva, Pedro Pires reitera a disponibilidade para ajudar a contribuir para o aprofundamento das relações entre Cabo Verde e a Guiné-Bissau, dois "países irmãos" que fizeram uma luta armada e política comum para obterem a independência de Portugal.
No entanto, o Presidente cabo-verdiano não faz qualquer menção às crises político-militares que têm afectado a Guiné-Bissau nos últimos anos e que culminaram com a tentativa de golpe de Estado no passado dia 1 de Abril.
O chefe de Estado cabo-verdiano, enquanto dirigente do Partido Africano da Independência da Guiné e de Cabo Verde (PAIGC), foi o principal negociador do acordo que levou ao reconhecimento da independência da Guiné-Bissau por parte da potência colonial, a 10 de Setembro de 1974.
A Guiné-Bissau declarou unilateralmente a independência a 24 de Setembro de 1973, proclamação lida por João Bernardo "Nino" Vieira, então presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) nas zonas libertadas pelo PAIGC.