Cabo Verde retoma voos domésticos
Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde vai retomar os voos domésticos, a partir de 30 deste mês, pondo fim à interrupção iniciada em março passado, na sequência da declaração do primeiro Estado de Emergência para evitar o avanço da pandemia do novo coronavírus (covid-19), no arquipélago, anunciou a transportadora aérea local.
Segundo a Transportes Aéreos Interilhas (TICV), companhia de aviação antes denominada Binter Cabo Verde, os passageiros podem adquirir os seus títulos de viagens através dos canais de venda habituais ou das agências de viagens ou do “call center”.
A transportadora vai também disponibilizar o ‘check-in online’, para evitar acumulação de pessoas nas filas.
A companhia diz ter transportado 575 passageiros em voos autorizados, desde que foi declarado o Estado de Emergência, o qual “previa que fosse garantido um nível de prontidão das tripulações para missões de apoio nos transportes de urgência”.
Até ao final de maio deste ano, a companhia, a única a operar as rotas domésticas, realizou 53 missões, incluindo dois voos de apoio a embaixadas para repatriamento de cidadãos estrangeiros, segundo uma fonte da empresa.
Foram igualmente garantidos 51 voos de evacuações médicas, que “transportaram também amostras biológicas e equipamento técnico para as diversas ilhas do arquipélago”.
A TICV divulgou, em março, que investiu nos últimos quase cinco anos 13 milhões de euros nas ligações aéreas cabo-verdianas, empregando 140 pessoas.
Antes da suspensão, a companhia realizava, na época alta, até 28 voos diários nas ligações entre as ilhas cabo-verdianas, tendo atingido em 2019 um milhão de passageiros transportados, em Cabo Verde.
-0- PANA CS/IZ 15junho2020