Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo de Cabo Verde anunciou segunda-feira o repatriamento de um grupo de 140 estudantes cabo-verdianos que estavam retidos no Brasil, devido à pandemia da covid-19.
Há já algum tempo que mais de 150 estudantes cabo-verdianos, no Brasil, vinham manifestando a sua vontade de regressar a Cabo Verde, devido ao agravamento da pandemia e por não saberem também quando as aulas serão retomadas.
Cabo Verde está fechado a voos comerciais internacionais, desde 19 de março, para conter a pandemia da covid-19.
Ainda não foi avançada uma data para a retomada dessas ligações, que já esteve prevista para julho e depois para a segunda quinzena de agosto.
Até ao início deste mês, foram realizados 15 voos de repatriamento do arquipélago.
Entretanto, desde 01 de agosto que Portugal e Cabo Verde estabeleceram um corredor aéreo para voos essenciais, por motivos de doença, negócios, estudos, profissionais, oficiais e familiares, com a condição de realizar testes de covid-19.
“Estamos a trabalhar para reabrirmos as nossas fronteiras o mais rápido possível", afirmou anteriormente o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares.
Na altura, o governante disse que "a promessa é abrirmos em agosto, vamos continuar a trabalhar para que assim seja nos próximos dias, de acordo com a programação que nós tínhamos feito”.
-0- PANA CS/IZ 24ago2020