Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde regista terceira morte por covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde anunciou a morte de um cidadão nacional de 65 anos de idade como terceira vítima mortal do novo coronavírus (covid-19), desde o resgisto do primeiro caso da doença, a 19 de março passado.

Trata-se do primeiro e até agora único paciente de covid-19 a receber tratamento com recurso a ventiladores e que já se encontrava em estado crítico, no hospital central da cidade da Praia.

Na conferência de imprensa habitual sobre a evolução da pandemia, no país, o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Barreto,  disse que o falecimento deste paciente "não surpreendeu a equipa médica".

Barreto disse que a vítima já tinha uma idade que o colocava no grupo de risco e que, para além disso, tinha outros problemas de saúde que complicavam ainda mais o seu estado clínico, depois de contrair o novo coronavírus.

Com o registo de mais este óbito, a taxa de letalidade global da covid-19, em Cabo Verde, subiu de 0,6 para 0,9 por cento. No entanto, a taxa de letalidade para pessoas com mais de 60 anos agravou-se para 11 por cento.

A primeira vitima mortal da covid-19 e também a primeira pessoa a testar positivo em Cabo Verde foi um cidadão inglês de 62 anos na ilha da Boa Vista, outra é uma idosa de 92 anos falecida na Cidade da Praia.

Até agora, a maioria das pessoas testadas positivo é assintomática (77%), contra os 23 por cento de pessoas com alguns sintomas da doença.

A capital cabo-verdiana, atual centro da pandemia no arquipélago, registou mais dois novos casos positivos de covid-19, o que eleva para 328 os casos acumulados do novo coronavírus, em Cabo Verde.

De acordo com um comunicado do Ministério da Saúde, foram analisadas 101 novas amostras, sendo que dos 33 do concelho da Praia 31 deram resultados negativos. 

O mesmo resultado verificou-se em relação a 43 amostras vindas da ilha da Boa Vista, onde foi registado o primeiro caso da covid-19, em Cabo Verde.  

Já do Tarrafal, vieram duas amostras, todas também tiveram resultados negativoss, enquanto outras cinnco continuam pendentes.

O concelho da Praia contabiliza 262 casos acumulados de infeção por covid-19. São Domingos (4), Tarrafal (2) e Santa Cruz (1) são os outros municípios na ilha de Santiago com casos positivos da infeção.

Boa Vista, que registou o primeiro caso do país, em 19 de março, não regista novos casos de infeção há pelo menos três semanas, mantendo o registo de 56 casos acumulados. 

Com a alta de quatro pacientes dados como recuperados, existem apenas dois casos ativos e em isolamento, nesta ilha.

De acordo com o diretor do Centro de Controlo de Doenças, os 250 testes rápidos realizados, na Boa Vista, para identificar anticorpos na população, também testaram negativo, mas “ainda é cedo para conclusões”.

Enquanto isso, o número de recuperados da doença, atualizado é de 84.

Em isolamento estão 238 pessoas, na Praia (233), Boa Vista (2) Tarrafal de Santiago (2) e Santa Cruz (1).

-0- PANA CS/IZ 18maio2020