Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde regista sétimo óbito provocado pela covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) – O número de óbitos relacionados com a covid-19, em Cabo Verde, aumentou para sete, como o falecimento segunda-feira, no hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia, de um homem de 41 anos de idade, que padecia de outras morbilidades e fazia tratamento de hemodiálise.

A informação foi oficialmente avançada na habitual conferência de imprensa sobre a situação epidemiológica no país, pelo diretor nacional da Saúde, Artur Correia.

De acordo com um comunicado do Ministério da Saúde e Assuntos Sociais, o país registou mais nove casos positivos de covid-19, o que eleva para 760 o total de casos acumulados desde que o novo coronavírus foi diagnosticado, em Cabo Verde, a 19 de março passado.

A nota do Governo precisa que das 151 amostras analisadas, no laboratório de virologia da Praia, 109 acusaram negativo, na Praia, sendo 55 de controlo de doentes internados, 19 em Santa Cruz, incluindo dois de controlo, e um de Ribeira Grande de Santiago.

Os casos positivos foram registados na Praia (06), Santa Cruz (02) e Santa Catarina de Santiago (01).

Na mesma ocasião, foram ainda realizados exames de controlo a 13 pacientes internados nos Concelhos de Santa Cruz e Praia, cujo resultados se mantiveram positivos.

O Ministério adianta ainda que o laboratório de São Vicente recebeu amostras ao fim do dia de domingo e que ainda estão sendo processadas.

A nota anuncia também que os doentes com infeções ativa, em número de 449, continuam em isolamento, sendo que um deles que se encontrava em estado crítico acabou por falecer.

Entretanto, a mesma fonte avança também que o número de recuperados aumentou de 301 para 361, o que representa uma taxa de recuperação de 48%, a nível nacional.

-0- PANA CS/IZ 15jun2020