Cabo Verde regista seis novos casos de covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde anunciou esta sexta-feira seis novos casos de covid-19, registados todos em Santiago, elevando para 88 o total de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, no arquipélago.
Num comunicado, o Ministério da Saúde e Segurança Social (MSSS), precisa que, de 64 exames realizados a casos suspeitos, seis deram resultados positivos, sendo um importado de Portugal, quatro de transmissão local, na cidade Praia, e um no concelho de São Domingos.
Estes dados confirmam que, nos últimos dias, a ilha de Santiago, a maior e a que alberga mais de metade da população do arquipélago, está a ser o epicentro da expansão da pandemia no país.
A ilha totaliza agora 34 casos positivos, sendo apenas superada pela Boa Vista, onde foi detetado o primeiro caso da covid-19, a 19 de março último, e que já atingiu os 52 testes positivos.
No seu comunicado, o MSSS indica que, de entre esses exames mais recentes, dois foram de controlo e seguimento de dois casos positivos diagnosticados anteriormente e que continuam sendo positivos.
Dos testes realizados no laboratório de virologia, na capital cabo-verdiana, 58 deram negativo, sendo 13 do concelho de Tarrafal; 11 da ilha do Sal, derivado de um caso suspeito, e 10 de pessoas que se encontravam de quarentena; 26 da Praia, contactos de casos confirmados, e oito de São Vicente que estavam pendentes.
Cabo Verde regista agora o total de 88 casos confirmados de covid-19, sendo 52 na ilha da Boa Vista, 32 no município da Praia, um no concelho do Tarrafal, em São Domingos (todos na ilha de Santiago) e um na ilha de São Vicente.
Do total dos doentes resultou um óbito, na pessoa do turista inglês de 62 anos que foi o primeiro a testar positivo à covid-19, e um paciente recuperado.
Segundo a nota do Ministério da Saúde, todos os doentes da covid-19 estão em isolamento e tem evoluído sem sintomas ou com sintomas ligeiros.
-0- PANA CS/IZ 25abril2020