Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde regista segundo óbito por covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) - As autoridades de saúde de Cabo Verde anunciaram, na tarde desta sexta-feira, um segundo óbito por covid-19, na cidade da Praia, de uma mulher de mais de 90 anos que tinha outros problemas de saúde.

A primeira vítima mortal do novo coronavírus no arquipélago, que falaceu no dia 23 de marco passado, foi o turista inglês, de 62 anos, que foi também o primeiro caso confirmado de covid-19, em Cabo Verde, na ilha da Boa Vista.

“Estamos a fazer a recolha de informação para podermos ter a história contada da forma mais adequada possível, para podermos perceber o que é que se passou.

"Mas sabemos já que era uma senhora com mais de 90 anos e com outras doenças o que, provavelmente deve ter, também, contribuído para este desfecho", precisou Jorge Barreto, diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças.

O responsável sanitário aproveitou para corrigir a informação, difundida na manhã desta sexta-feira, pelo Ministério da Saúde, dando conta de mais um único caso de covid-19 registado nas últimas 24 horas, na capital cabo-verdiana.

Isto porque, para além da idosa que acabou por falecer, uma jovem também foi confirmada como estando infetada com o novo coronavírus, o que eleva para 123 o total de infetados pela covid-19 desde 19 de março, data em que foi confirmado o primeiro doente em Cabo Verde.

Além destes dois casos confirmados, o Ministério da Saúde registou mais "quatro casos suspeitos, dois na Praia e dois em Santa Catarina de Santiago".

Com esta segunda morte, explicou ainda Jorge Barreto, a taxa de letalidade global da covid-19 em Cabo Verde subiu para 1,6 por cento, enquanto entre pessoas com mais de 60 anos é agora de 33 por cento.

Cabo Verde já conta com 18 casos recuperados da doença, 14 dos quais confirmados esta sexta-feira, na ilha da Boa Vista, entre as pessoas em quarentena que apresentaram dois testes negativos.

Jorge Barreto acrescentou que 74 por cento desses casos ativos em Cabo Verde estão “assintomáticos” e 26 por cento são de pessoas “com sintomas leves ou moderados”.

O Presidente de Cabo Verde anunciou uma nova prorrogação do Estado de Emergência, até 14 de maio, nas ilhas de Santiago e da Boa Vista, que concentram mais de 96 por cento dos casos de covid-19, no arquipélago.

Quanto a pessoas em quarentena, o número é de 441 a nível nacional e os casos ativos são 101.

Numa mensagem ao país, Jorge Carlos Fonseca anunciou a decisão de prorrogar o Estado de Emergência, que desde 29 de março obriga ao dever geral de confinamento e ao encerramento de empresas.

A medida, que abrange apenas as ilhas da Boa Vista e de Santiago, por um período de 12 dias, com início às 00:00 horas do dia 03 de maio de 2020 e término às 24:00 horas do dia 14 de maio de 2020.

A decisão será submetida à autorização da Assembleia Nacional, nos termos constitucionais, afirmou o chefe de Estado, que assim não renovará o Estado de Emergência, na ilha de São Vicente (a terceira em que ainda está em vigor), que assim terminará às 24:00 de 02 de maio.

Nas restantes seis ilhas habitadas, sem casos conhecidos de covid-19, o Estado de Emergência já terminou às 24:00 do dia 26 de abril, embora permaneçam algumas restrições.

-0- PANA CS/IZ 01mai 2020