Cabo Verde regista primeiro doente de Covid-19 com teste negativo
Praia, Cabo Verde (PANA) - Um doente infetado com Covid-19 e em isolamento, no Hospital Agostinho Neto, na capital cabo-verdiana, testou negativo pela primeira vez, em Cabo Verde, apurou a PANA domingo de fonte oficial.
Segundo o ministro cabo-verdiano da Saúde, Arlindo do Rosário, trata-se de um técnico do laboratório da Polícia Judiciária, de 43 anos de idade, que regressou a Cabo Verde, após umas férias na Europa, a 18 de março.
Ele chegou ao arquipélago "precisamente", no dia anterior à entrada em vigor das medidas de interdição de voos, impostas pelo Governo, declarou o ministro em conferência de imprensa para fazer o ponto da situação da evolução da pandemia, no país.
À chegada, disse, o homem terá ficado em casa, em quarentena voluntária e vinha ainda a ser acompanhado pela equipa sanitária da delegacia de saúde da Praia "com contactos diários, tanto ele como todos os outros que chegaram nesse voo".
Foi através desse contacto feito pela delegacia que as autoridades de saúde ficaram a saber que o paciente tinha "começado a apresentar sintomas respiratórios leves" de infeção pelo novo coronavírus.
O plano de ação estabelecido pelas autoridades foi cumprido, "como estabelecido", após os primeiros sintomas e um "a ambulância de serviço foi buscá-lo e transportou-o para o Hospital Agostinho Neto onde foi realizado o teste de despistagem", explicou.
Arlindo do Rosário afirmou que, com o teste, veio "a confirmação de que era um caso positivo", por sinal o primeiro registado, na capital cabo-verdiana.
Na altura, o paciente esteve "com sintomas respiratórios leves, sem febre e sem falta de ar", passando desde então a ser seguido no espaço de isolamento do Hospital Central da Praia.
O teste feito à sua esposa deu também positivo, tendo sido igualmente internada na unidade de isolamento do hospital, onde estava o marido.
No encontro com a imprensa, o governante informou ainda que amostras a oito casos suspeitos da ilha da Boa Vista deram também resultados negativos.
Falta analisar amostras que devem chegar de São Vicente (7) e mais duas da Boa Vista.
Ele confirmou também que das 107 pessoas que estiveram em quarentena, no hotel Riu Palace, na Boa Vista, 106 já regressaram à casa, após assinatura de um termo de responsabilidade, onde se comprometem a manter a vigilância e respeitar as indicações para a quarentena domiciliar, durante um período de 14 dias.
Cabo Verde teve até agora sete casos de Covid-19 confirmados nas ilhas da Boa Vista (4), de Santiago (2) e de São Vicente (1). Um dos doentes da ilha da Boa Vista, um turista inglês de 62 anos, acabou por morrer.
O país entrou já na segunda semana de Estado de Emergência, declarado a 29 de março para vigor até 17 de abril, com o propósito de conter a pandemia provocada pelo novo coronavírus.
A população é obrigada ao dever geral de recolhimento, com limitações aos movimentos, empresas não essenciais fechadas e todas as ligações interilhas suspensas.
O arquipélago de Cabo Verde está fechado a voos internacionais, para travar a progressão da pandemia, e, com o Estado de Emergência, foram também suspensos os voos entre ilhas.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de um milhão 200 mil pessoas em todo o Mundo, das quais morreram mais de 65 mil.
Dos casos de infeção, mais de 233 mil são considerados curados.
-0- PANA CS/IZ 06abril2020