Cabo Verde regista pela primeira vez, em um dia só, cinco óbitos ligados à covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) – Autoridades sanitárias de Cabo Verde revelaram, terça-feira, o registo no país, nas ultimas 24 horas, de mais cinco óbitos devidos à covid-19, o maior número de mortos num só dia, desde o início da pandemia em março de 20219.
Assim sendo, o arquipélago passou a totalizar 208 pessoas que já mortas por causa de complicações associadas à covid-19, ou seja, uma taxa de letalidade de 0,92 por cento, segunda a mesma fonte.
De acordo o boletim epidemiológico distribuído pelo Ministério da Saúde, dum total de mil 159 amostras analisadas nas últimas 24 horas pelos laboratórios de virologia do país, foram detetados mais 237 casos novos, numa taxa de positividade de 20,4 por cento.
Mais uma vez o maior número foi registado na cidade da Praia (59), na ilha de Santiago, onde também foram registados casos em Ribeira Grande e São Domingos, com três cada, Santa Catarina (11), São Salvador do Mundo (quatro), São Miguel (um), Santa Cruz (sete) e São Lourenço dos Órgãos (cinco).
Na ilha do Fogo há mais três infetados, ou seja, em São Filipe, Mosteiros e Santa Catarina, com um cada, enquanto, no Santo Antão, foram anunciados mais 10, sendo oito na Ribeira Grande, um no Paul e um outro no Porto Novo.
Há também mais 74 casos em São Vicente, cinco no Sal, 36 na Boa Vista, cinco no Maio e 11 em Tarrafal de São Nicolau.
Na habitual conferência de imprensa de balanço da situação epidemiológica no arquipélago, o diretor nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, avançou que há 33 casos suspeitos em todo o país e 41 pessoas internadas em hospitais, o que, a seu ver, dá uma taxa de ocupação geral de 60 por cento.
Nas últimas 24 horas, autoridades de saúde cabo-verdianas deram alta a mais 321 pessoas, de um total agora de 19 mil 525 casos curados (86,4 por cento).
Com os novos dados, o país atingiu um acumulado de 22 mil 586 diagnosticados, desde o início da pandemia, com dois mil 839 casos ativos (12,6 por cento).
Fazendo o balanço dos últimos 14 dias, Jorge Barreto destacou um pior desempenho dos indicadores, com a taxa de incidência acumulada de 592, quando, no mesmo período anterior, foi de 253.
Também sublinhou que abril é o mês com mais mortes, ou seja, 40 até à data, quase o dobro registado em março (21).
"Com a identificação de tantos casos, a probabilidade de haver casos graves aumenta e, consequentemente, aumenta igualmente a probabilidade de pessoas morrerem por causa da covid-19", explicou o porta-voz do Ministério da Saúde.
O director nacional de Saúde afastou a hipótese de que Cabo Verde esteja a entrar numa fase de estabilização do número de casos de covid-19.
"Segundo os dados que temos, ainda estamos na curva ascendente. Ainda não há sinais de alguma estabilização. Pelo menos, nestes dias, ainda não conseguimos vislumbrar isso”, alarmou-se.
-0- PANA CS/DD 27abril2021