Cabo Verde regista oitavo caso positivo de Covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo de Cabo Verde confirmou, este sábado, em comunicado que o resultado de um novo teste feito a um dos filhos dos dois primeiros infetados pelo Covid-19 (coronavírus), cidade da Praia, foi positivo, o que eleva para oito o numero de pessoas que já contraíram o novo coronavírus no arquipelago, apurou a PANA na capital cabo-verdiana de fonte oficial.
Em comunicado, o Governo refere que foi negativo o resultado do mais recente exame feito ao segundo filho do casal, a quem, tal como ao irmão, tinha sido realizado novos testes, depois dos dois primeiros se terem revelado inconclusivos.
Na origem deste caso, o primeiro de transmissão local em Cabo Verde, terá estado o homem, de 43 anos de idade e residente na Praia, que regressou a Cabo Verde em 18 de março último, proveniente de França, num voo através de Lisboa (Porugal).
Colocado no primeiro momento em isolamento na sua própria residência, ele acabou por acusar positivo para o Covid-19, o que levou as autoridades sanitárias a colocarem em quarentena todos os elementos da família para a despistagem de possível infeção.
A mulher, de 41 anos de idade, foi posteriormente confirmada com o Covid-19 e internada em isolamento no Hospital Agostinho Neto, tal como os dos filhos do casal.
“A paciente, esposa do primeiro caso positivo da Praia, continua positiva e um dos filhos com testes inconclusivos, deu resultado positivo. Continuam ambos internados em isolamento”, lê-se no comunicado do Governo, emitido na manhã deste sábado.
O marido já testou negativo para o Covid-19 por duas vezes, mas as autoridades de saúde ainda não dão o caso como recuperado.
O comunicado do Governo dá conta ainda que todos os casos suspeitos e contactos, identificados nos últimos dias, nas ilhas de São Vicente (18), São Nicolau (1), Boavista (2), Cidade Velha, na ilha de Santiago (1) e na do Fogo deram resultados negativos.
Um outro caso suspeito internado do Hospital Agostinho Neto (Praia), depois da conferência de imprensa de balanço, da última quarta-feira, também teve resultados negativos depois do teste.
A nota divulgada através do Ministério da Saúde assinala também que “todos os casos positivos continuam em bom estado de saúde.”
O primeiro caso de Covid-19 em Cabo Verde, registado na ilha da Boa Vista e confirmado em 20 de março último, foi de um turista inglês de 62 anos de idade que acabou por morrer logo depois.
Este primeiro caso, registado num hotel da ilha, terá dado origem a um outro turista inglês infetado, que acabou por regressar à Inglaterra.
Também o teste de um funcionário cabo-verdiano deste hotel foi positivo e o mesmo encontra-se em tratamento.
Ainda na Boa Vista, registou-se um outro foco, numa outra unidade hoteleira, com uma turista dos Países Baixos, que entretanto foi evacuada para o seu país.
O último, anterior ao caso confirmado este sábado, foi o de uma cidadã chinesa de 56 anos de idade, residente em São Vicente, registado em 03 de abril corrente.
Os dois turistas estrangeiros regressaram, aos países de origem.
Cabo Verde cumpre hoje 14 dias, dos 20 previstos, de estado de emergência para conter a pandemia provocada pelo coronavírus, com a população obrigada ao dever geral de recolhimento, com limitações aos movimentos, empresas não essenciais fechadas e todas as ligações inter-ilhas e para o exterior suspensas.
-0- PANA CS/DD 11abril2020