Cabo Verde regista novo óbito associado à covid-19,
Praia, Cabo Verde (PANA) - Autoridades sanitárias cabo-verdianas anunciara, sábado, a ocorrência um novo óbito associado à covid-19 (coronavirus) elevando a 143 o total, desde o diagnóstico do primeiro caso positivo em Cabo Verde, a 19 de março de 2020, apurou a PANA de fonte oficial.
Segundo o Ministério da Saúde, nas ultimas 24 horas, foram também diagnosticados 51 novos casos de coronavírus, o que faz com que Cabo Verde tenha atingido praticamente 15 mil infetados pela doença, ou seja 14 mil 999 casos acumulados no espaço de quase um ano.
Num comunicado, o Ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 707 amostras desde sexta-feira última, com o concelho da Praia, ainda o principal foco da pandemia no arquipélago, a confirmar mais 11 infetados (em 207 amostras), contando agora com 162 casos ativos.
Na ilha de Santiago foram confirmados novos casos de coronavírus nos concelhos de São Miguel (cinco), Tarrafal (dois) e São Lourenço dos Órgãos (um).
Segundo a mesma fonte, na ilha de São Vicente foram confirmados 21 novos infetados (em 221 amostras), além de um morto por complicações associadas à doença, sendo atualmente a ilha um dos principais focos da doença no arquipélago, com 63 casos ativos.
Face à evolução da pandemia em São Vicente, o Governo cabo-verdiano prorrogou por 30 dias, até 18 de março próximo, a situação de calamidade para a ilha, a única do país neste estado.
Foram ainda assinalados casos de covid-19 nas ilhas da Boa Vista (sete) e Santo Antão (quatro).
O comunicado revela que, nas últimas 24 horas, foram dados como recuperados da doença 28 infetados, pelo que o país soma agora 14 mil 498 pessoas declaradas curadas.
Segundo estatísticas oficiais, o arquipélago regista hoje 351 casos ativos da doença, enquanto dois infetados, ambos estrangeiros, foram transferidos para seus países de origem.
-0- PANA CS/DD 21fev2021