Cabo Verde regista novo caso suspeito de Covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - Um novo caso suspeito de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) foi detetado na ilha cabo-verdiana de São Nicolau, onde o indivíduo afetado já se encontra isolado e aguarda os resultados do seu teste.
Segundo o delegado de Saúde local, em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV), trata-se de um cidadão do sexo masculino, que chegou da Itália e que, antes de aterrar em Cabo Verde, passou por França e Espanha, todos países já com muitos casos de contágio por Covid-19.
Este é o nono caso suspeito identificado no país, sete dos quais com resultados negativos.
Ainda se aguarda o resultado do teste do caso suspeito detetado em Porto Novo, na ilha de Santo Antão.
Desde o início desta semana, o laboratório de virologia na cidade da Praia encontra-se equipado com os meios necessários para fazer o despiste de casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus.
Anteriormente, as análises para o efeito tinham de ser enviadas para o Instituto Ricardo Jorge, em Portugal, o que fazia com que as respostas só fossem conhecidos ao fim de alguns dias.
Na declaração política feita, quarta-feira, no iniciou da sessão parlamentar deste mês de março, o ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosáiro, reafirmou que Cabo Verde “continua livre” de Covid-19, já que “todos os testes até agora realizados para os casos suspeitos deram resultado negativo”.
Perante os deputados, Arlindo do Rosário disse contar com todos, incluindo os profissionais já reformados "que poderão trazer a sua experiência e saber".
De acordo ainda com Rosário, o país continuará a contar também com os parceiros internacionais, através da colaboração bilateral ou multilateral, como o sistema das Nações Unidas e a OMS (Organização Mundial de Saúde).
Depois de elencar as várias medidas já tomadas pelo Governo para se preparar para a eventual chegada da pandemia ao arquipélago Arlindo do Rosário alertou que “este será um combate de todos”, em Cabo Verde.
“Um combate que evidenciará a maturidade, o sentido de responsabilidade e o compromisso das Cabo-verdianas e dos Cabo-verdianos em todas as esferas da vida política para com o seu país. Todos estão convocados”, afirmou.
O Governo cabo-verdiano ativou um plano de contingência e uma dotação orçamental para comprar equipamentos médicos e recrutar cerca de 100 profissionais de saúde.
A partir desta quinta-feira, 18, e pelo menos até 09 de abril, as ligações aéreas oriundas de 26 países estão proibidas, devido à pandemia do novo coronavírus.
Com esta decisão, que envolve ainda a proibição de atracagem em território nacional de navios de cruzeiro ou veleiros, na prática, o país fecha-se ao exterior, restrições cuja gravidade foi reconhecida no Parlamento por Arlindo do Rosário.
-0- PANA CS/IZ 19março2020