Cabo Verde regista nova morte e 303 novos casos positivos de covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde registou, nas ultimas 24 horas, mais uma morte ligada à covid-19 e 303 novos casos positivos da doença, o maior número em mais de cinco meses, anunciou o Ministério da Saúde.
De acordo com o boletim diário sobre a evolução da doença no país, o óbito, ocorrido depois do anterior, na ilha de Santiago, em 29 de maio último, portanto 23 dias depois do anterior, foi assinalado na cidade da Praia, que voltou a ser o epicentro da pandemia em Cabo Verde.
Com mais esta morte, arquipélago aumentou para 403 o total de óbitos associados à covid-19, desde o início da pandemia, em março de 2020.
Nas últimas 24 horas, autoridades de saúde cabo-verdianas registaram mais 303 novos casos, ou seja, o valor mais alto desde 15 de janeiro último, confirmando a tendência para o aumento destas infeções no país, notada nos últimos dias.
Com os novos dados, o país aumentou para um total de 58.770 casos positivos acumulados, dos quais 57.250 curados e 1.065 ativos.
Cabo Verde voltou em 06 de março à situação de alerta, ou seja, o menos grave de três níveis, mantendo atualmente um nível "mínimo" de restrições devido à pandemia da covid-19.
Assim sendo, deixou de ser obrigatória a utilização de máscaras na via pública e, já no final de abril, também em espaços fechados.
No entanto, apesar dos aumentos de novos casos positivos notados desde então, o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, descartou, segunda-feira última, o regresso às medidas restritivas, como o uso de máscaras obrigatório em espaços fechados, devido ao aumento de casos de covid-19.
-0- PANA CS/DD 23junho2022