Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde regista morte ligada à covid-19 depois de mais de três meses

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Ministério da Saúde de Cabo Verde anunciou, domingo, o registo da primeira morte associada à covid-19, depois de três meses sem registo similar, apurou a PANA de fonte oficial.

De acordo com o boletim diário sobre a evolução da doença no país, o óbito foi assinalado no concelho de São Salvador do Mundo, na ilha de Santiago, elevando a 402 o número de mortes desde o início da pandemia no arquipélago, em março de 2020.

A mesma fonte indica que, nas últimas 24 horas, Cabo Verde contabilizou mais oito infetados, em 126 amostras analisadas, e soma agora 103 casos ativos da doença.

Cabo Verde atingiu um recorde diário de cerca de 1.400 novos infetados com o novo coronavírus num único dia em janeiro último, já com a nova variante Ómicron a circular no arquipélago, chegando então a registar mais de 7.000 casos ativos, mas a situação melhorou rapidamente a partir da segunda semana do mesmo janeiro.

O país voltou, em 06 de março, à situação de alerta, ou seja, a menos grave de três níveis, mantendo atualmente "um nível mínimo" de restrições devido à pandemia da covid-19, deixando de ser obrigatória a utilização de máscara na via pública e, já no final de abril último, também em espaços fechados.

Desde o início da pandemia da covid-19, em março de 2020, Cabo Verde confirmou 56.290 casos da doença, em todas as ilhas habitadas.

-0- PANA CS/DD 30maio2022