Cabo Verde regista mais uma morte por covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde registou mais uma morte por covid-19, na ilha de São Vicente, totalizando 299 óbitos desde o início da doença no arquipélago, a 19 de março de 2020, apurou a PANA de fonte oficial.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, nas últimas 24 horas, foram também contabilizados 58 novos infetados, o que aumenta para 34.344 o acumulado de casos desde o inicio da pandemia, no país.
Em comunicado, o Ministério anunciou que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 1.518 novas amostras, com uma taxa de positividade global de 3,8 por cento.
No concelho da Praia, principal foco da pandemia, foram registados mais 25 infetados em 315 amostras, o que representa uma taxa de positividade de 7,9 por cento, contando agora com 296 casos ativos.
Ainda na ilha de Santiago, registaram-se novos casos da covid-19, nos concelhos de São Salvador do Mundo (cinco), Santa Catarina (cinco), Tarrafal (quatro) e São Lourenço dos Órgãos (dois).
Segundo os dados do Ministério da Saúde, foram também confirmados casos da covid-19, nas ilhas de São Vicente (sete e uma morte por complicações associadas à doença), Fogo (três), Sal (três), Maio (três) e Boa Vista (um).
Em contrapartida, foram dadas como recuperadas da doença 47 pessoas, pelo que Cabo Verde soma agora 33.473 pacientes que venceram a covid-19.
Até sexta-feira, o arquipélago registava 551 casos ativos da covid-19, enquanto dois infetados estrangeiros foram transferidos para os países de origem.
Desde 31 de março que Cabo Verde estava a registar valores máximos de novos infetados consecutivos, quase todos os dias acima de 200, tendo registado 417, em 05 de maio, quando o máximo anterior a este período foi de 159, em 11 de outubro de 2020.
Esta tendência inverteu-se em meados de maio, com o número de novos casos diários em queda, até aos oito registados em 02 de agosto, o valor diário mais baixo em mais de sete meses.
Entretanto, as autoridades cabo-verdianas de Saúde estão preocupadas com o aumento do número de casos da covid-19, nas últimas duas semanas, na cidade da Praia.
Essa preocupação foi manifestada, sexta-feira, pela delegada de Saúde da Praia, Ulardina Furtado, que apelou às pessoas para respeitarem as normas de prevenção.
“Estivemos com situações mais estáveis e confortáveis, mas estamos a notar que, nas duas últimas semanas, casos da covid-19 estão a aumentar timidamente”, disse, salientando que esse aumento é motivo de preocupação para as autoridades de Saúde, particularmente a nível do concelho da Praia.
A preocupação deve-se a outros fatores, visto que a vacinação está a decorrer “muito bem”, disse.
“Com mudanças de medidas as pessoas estão a aglomerar-se mais, estão a fazer festas e atividades que juntam mais gentes”, concluiu.
-0- PANA CS/IZ 15ago2021