Cabo Verde regista mais um novo caso de Covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo de Cabo Verde anunciou, esta terca-feira, que foi diagnosticado mais um caso de infeção pelo novo coronavírus (Covid-19), na ilha da Boa Vista, apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte oficial.
Com este novo caso anunciado, subiu para 11 o número de pessoas que tiveram testes positivos da doença no arquipelago cabo-verdiano, de acordo com a fonte.
Em comunicado de imprensa, o ministério da Saúde e Segurança Social precisa que se trata de um indivíduo do sexo masculino, de 24 anos de idade, também funcionário do Hotel Karamboa, onde foi registado o primeiro caso de Covid-19 em Cabo Verde.
Nesta mesma unidade hoteleira, já tinham sido também diagnosticados, domingo último, outros dois funcionários desta infraestrutura, que, tal como o caso mais recente, se encontravam em quarentena para uma despistagem do coronavírus.
O documento indica ainda que o estado clínico do paciente, colocado em isolamento, é considerado estável.
Da Boa Vista, ilha onde até ao momento já foram registados sete casos positivos de Covid-19, chegaram à cidade da Praia, mais 181 amostras para testes, sendo que a maioria das analises se encontra ainda em processamento.
Entretanto, os resultados de dois destas análises já são conhecidos, ou seja são negativos.
De acordo ainda com o comunicado, o segundo teste ao funcionário do Hotel Karamboa, o primeiro cujo diagnóstico foi positivo ainda durante março último, teve resultados negativos, tal como o primeiro exame realizado ao doente pós-tratamento.
A mesma fonte informou ainda que as 29 amostras que chegaram segunda-feira ao laboratório de virologia na cidade da Praia, de São Vicente, para a despistagem do Covid-19, deram resultados negativos.
Neste momento, foram registados 11 casos de Covid-19 em Cabo Verde, dos quais três na cidade da Praia, um em São Vicente e sete na Boa Vista.
Cabo Verde cumpre, nesta terca-feira, 18 dos 20 dias previstos, de estado de emergência para conter a pandemia de coronavírus, com a população obrigada ao dever geral de recolhimento, com limitações aos movimentos, empresas não essenciais fechadas e todas as ligações inter-ilhas e para o exterior suspensas.
Entretanto, o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, vem fazendo nos últimos dias consultas técnicas e políticas para ponderar o prorrogação ou não da declaração de estado de emergência.
Segundo ele, o objetivo é que, na proximidade do vigésimo dia, esteja habilitado a tomar uma posição sobre a prorrogação ou não do estado de exceção ora vigente no país, nos termos constitucionais.
-0- PANA CS/DD 14abril2020