Cabo Verde regista mais duas mortes e 46 casos da covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde registou mais duas mortes da covid-19, na cidade Praia, e 46 novos casos positivos, o que eleva para 5.817 infeções acumuladas, desde 19 de março, apurou a PANA de fonte oficial.
No habitual ponto da situação da doença, em Cabo Verde, o diretor nacional de Saúde, Artur Correia, informou que os dois óbitos aconteceram no Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia, e são dois homens, de 85 e 93 anos.
Dos 46 novos casos positivos registados, nas últimas 24 horas, 42 são amostras do concelho da Praia, o epicentro da pandemia no arquipélago e que regista um acumulado de 3.471 casos, dos quais resultaram 38 óbitos.
Por causa do elevado número de casos diários, na capital de Cabo Verde, o Governo voltou a encerrar as praias e a adiar para novembro o início das aulas presenciais no concelho, enquanto no resto do país o novo ano letivo começa, em 01 de outubro.
Conforme a mesma fonte, a maior preocupação é na cidade da Praia, não só pelo número de casos registados localmente, mas também pelos aspetos sociais, habitacionais e comportamentais da sua população.
Artur Correia revelou que, de domingo para a segunda-feira, as autoridades de saúde deram alta a mais 103 doentes, passando o país a ter um acumulado de 5.134 pessoas dadas como recuperadas, o que representa 88 por cento dos infetados.
Cabo Verde tem neste momento 622 casos ativos da doença, ainda segundo o porta-voz do Ministério da Saúde, a que se juntam dois estrangeiros transferidos para os seus países.
O país tem 24 doentes internados nos hospitais, 11 dos quais no Hospital Agostinho Neto (02 em estado grave), dois no Hospital Baptista de Sousa mas estáveis e seis no Hospital Regional Santa Rita Vieira em Santiago Norte (01 em estado crítico).
Os restantes estão em São Filipe do Fogo (04 incluindo 01 crítico) e no Hospital Regional João Morais, em Ribeira Grande de Santo Antão (01).
Na conferencia de imprensa de segunda-feira, o diretor nacional de Saúde fez a habitual análise das últimas quatro semanas epidemiológicas, salientando o pico de 501 casos registado entre 31 de agosto e 06 de setembro a nível nacional, sendo que a taxa de transmissão da doença se situa em 1,13 por cento.
-0- PANA CS/IZ 29set2020