Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde regista mais dois óbitos ligados à covid-19

 

Praia, Cabo Verde (PANA) – As autoridades da saúde de Cabo Verde anunciaram, sexta-feira, mais dois óbitos ligados à covid-19, aumentando para 73 o total destes casos no país, apurou a PANA de fonte segura.

Na habitual conferência de imprensa sobre o ponto da situação da covid-19 em Cabo Verde, o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças Prioritárias, Jorge Noel Barreto, revelou que os dois óbitos ocorreram na cidade da Praia e que são dois homens de 68 e 69 anos de idade, que tinham outros problemas de saúde associados.

O também porta-voz do Ministério da Saúde anunciou ainda que Cabo Verde registou, nas ultimas 24 horas, mais 92 novos casos positivos de covid-19, passando assim a contabilizar um total de 73 óbitos associados a esta patologia.

De um total de 530 amostras analisadas quinta-feira nos laboratórios de virologia do país, a maioria dos casos positivos (61) foi contabilizada na cidade da Praia, na ilha de Santiago, onde também foram assinalados casos, nomeadamente, em Santa Catarina (nove), Ribeira Grande (cinco), São Salvador do Mundo (quatro), São Miguel (um), São Lourenço dos Órgãos (cinco), Santa Cruz e São Domingos, com um caso cada.

São Filipe, na ilha do Fogo, notificou mais um caso, tal como Ribeira Brava, em São Nicolau.

Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde deram alta a mais 110 pessoas, passando a registar um acumulado de cinco mil 932 doentes já considerados recuperados, correspondentes a 87 por cento do total de casos acumulados desde 19 de março último.

Com os novos dados, o país tem agora 802 casos ativos, correspondentes a 12 por cento do total.

Dos dados estatísticos sobre a pandemia consta também o registo de dois doentes estrangeiros transferidos para seus respetivos países de origem.

Na primeira conferência, quinta-feira última, as autoridades de saúde voltaram a apelar aos partidos políticos para o cumprimento das restrições determinadas para se evitar uma maior propagação da covid-19 no país.

“Senão este momento tão importante da democracia pode tornar-se ainda mais num fator que pode contribuir para a propagação deste vírus”, salientou Barreto, após o arranque, quinta-feira, da campanha para as eleições autárquicas de 25 de outubro em Cabo Verde, que tem provocado aglomerações de pessoas, muitas as vezes, sem máscaras. 

Também aconteceu no dia em que o Governo anunciou o reinício dos voos comerciais internacionais a partir de segunda-feira, ao fim de quase sete meses.

Uma das preocupações com a retoma dos voos comerciais internacionais é o aumento da demanda dos testes, realizado com pelo menos 72 horas de antecedência da viagem, em que os passageiros estão obrigados a apresentar resultado negativo para a covid-19.

O porta-voz do Ministério da Saúde disse acreditar, prossegue a mesma fonte, que o executivo tomou todas as soluções para melhorar a resposta no diagnóstico, que certamente vai aumentar a partir da próxima semana.

Desde a última quarta-feira, 30, Cabo Verde registou doze óbitos atribuídos à covid-19. Os novos casos durante este período também deram um salto acima da meia centena, atingindo um acumulado de 600 novas infeções.

A grande maioria dos casos continua a aparecer na Cidade da Praia, assim como os óbitos, na ilha de Santiago. Preocupadas, as autoridades sanitárias continuam a emitir um forte apelo no sentido de sensibilizar as pessoas para cumprirem o distanciamento social e respeitar as demais medidas de prevenção e controlo da doença.

-0- PANA CS/DD 10out2020