Cabo Verde regista mais 40 novos casos de covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde registou, nas últimas 24 horas, mais 40 novos casos de covid-19, perfazendo 697 casos acumulados, desde que a doença foi notificada, no país, em 18 março de 2020, apurou a PANA, sexta-feira, na cidade da Praia, de fonte oficial.
De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde e Segurança Social (MSSS), a 11 de junho, foram analisadas 315 amostras, das quais 184 do concelho da Praia, com 17 resultados positivos.
As restantes foram 37 de Santa Cruz, com sete casos positivos, e 88 do Sal, com 16 amostras positivas, ficando pendentes seis amostras.
No laboratório de São Vicente foram examinadas seis amostras, sendo quatro desta ilha e duas de São Nicolau que resultaram todas negativas.
Cabo Verde passa a contabilizar 697 casos acumulados de covid-19, dos quais 294 já recuperam da doença e outros seis resultaram em óbitos.
O Ministério da Saúde e Segurança Social adianta que os doentes com infeção ativa da covid-19 continuam em isolamento, sendo que dois dos internados dos serviços de saúde se encontram em estado grave.
Segundo o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Barreto, na habitual conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia, no país, cada pessoa infetada com covid-19, em Cabo Verde, tem contaminado, em média, mais duas pessoas.
“Conseguimos perceber que há uma quantidade excessiva de pessoas, principalmente no período da tarde, que vão fazer a sua caminhada e muitas destas pessoas não estão a respeitar o distanciamento e a fazem aglomerações”, alertou Jorge Barreto.
Alertou ainda para o risco de aglomerações de pessoas, sobretudo na cidade da Praia, entendendo que poderão ser um dos focos de mais casos do novo coronavírus.
O porta-voz do Ministério da Saúde recordou que o país já não está em Estado de Emergência, pelo que é mais complicado obrigar as pessoas a cumprirem as medidas.
“Aí, realmente, depende da consciência de cada um, de as pessoas adotarem e cumprirem essas medidas, para precisamente evitar o contágio”, apelou o responsável de saúde, recomendando o distanciamento entre as pessoas.
Jorge Barreto disse que essas aglomerações poderão ser um dos fatores para o surgimento de mais casos de covid-19, sobretudo, na cidade da Praia, o que tem acontecido diariamente.
-0- PANA CS/IZ 12junho2020