Cabo Verde regista mais 22 novos casos da covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde registou, nas ultimas 24 horas, mais 22 casos novos do novo coronavírus, sendo agora o total acumulado de 782 infeções, anunciou terça-feira o Ministério da Saúde e Segurança Social (MSSS).
De acordo com a fonte, 14 dos novos casos positivos, na ilha de Santiago, fazem parte das 136 análises, referentes ao dia 12 de junho, realizadas no laboratório de virologia da cidade da Praia.
Os outros casos positivos, todos da ilha do Sal, faziam parte das 116 amostras de cinco ilhas, analisadas no laboratório de virologia do Mindelo, na ilha de São Vicente.
Os casos registados desde 19 de marco, estão distribuídos pelas ilhas de Santiago (637), Sal (72), Boa Vista (57), São Vicente (10), Santo Antão (04) e São Nicolau (02).
Este total inclui sete mortes, dois doentes transferidos para os seus países e 361 recuperações.
Existem, neste momento, 312 doentes ativos em todo o arquipélago, internados em isolamento e um dos quais em estado crítico.
Em conferência de imprensa para fazer o ponto da situação da pandemia, no país, o diretor nacional de Saúde, Artur Correia, revelou que Cabo Verde já fez mais de 21 mil testes de virologia e de anticorpos para a deteção do novo coronavírus.
Artur Correia disse que os testes rápidos, realizados em massa na cidade da Praia, principal foco da covid-19, no país, têm ajudado aos serviços de saúde na triagem, nos estudos e no esclarecimento de diagnósticos.
“Aqui na Praia, estamos a enfrentar o avanço da epidemia e tínhamos de acelerar a deteção precoce de casos, para podermos manter as pessoas isoladas e podermos controlar mais rapidamente os casos aqui, na Praia. E de facto esses testes têm ajudado muito”, salientou.
O responsável de saúde disse que dois por cento dos testes rápidos deram resultado positivo para pesquisa de anticorpos, que depois foram submetidos a testes de virologia (PCR) para detetar o novo coronavírus.
No caso dos testes de virologia, o país tem neste momento dois laboratórios, na cidade da Praia (ilha de Santiago) e no Mindelo (ilha de São Vicente).
Na conferência de imprensa, Artur Correia disse que alguns privados já estão a fazer testes rápidos e que “brevemente” a Universidade Pública de Cabo Verde (Uni-CV) vai passar a realizar testes de virologia, para apoiar a resposta das autoridades de saúde.
Também disse que será instalado um centro de diagnóstico, na ilha do Sal, em parceria com privados.
“Isso tudo constitui um aumento de resiliência do país, aumento da nossa capacidade de resposta para podermos estar cada vez mais preparados e respondermos de forma eficaz nesta luta contra a covid-19, afirmou o diretor nacional de Saúde.
Do total de testes de virologia realizados até agora, 759 deram resultado positivo, em casos nas ilhas de Santiago (622), Sal (64), Boa Vista (57), São Vicente (10), Santo Antão (04) e São Nicolau (02).
-0- PANA CS/IZ 16junho2020