Cabo Verde regista mais 20 novos casos de covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde registou, nas ultimas 24 horas, mais 20 novos casos de coronavírus, elevando para 10.712 o total de infetados, desde que foi diagnosticado o primeiro doente com esta patologia, a 19 de março ultimo, apurou a PANA de fonte oficial.
Em sentido contrário, 36 pessoas foram dadas como recuperadas, perfazendo um total de 10.712 doentes tidos como curados da infeção.
Segundo um comunicado do Ministério da Saúde, das 279 amostras analisadas, nas últimas 24 horas, mais de metade dos casos positivos (14) foram registados, no concelho de São Filipe, na ilha do Fogo, que passou a ser, desde há alguns dias, o principal foco da pandemia, no arquipélago.
Os restantes seis casos foram reportados na Praia (01), na ilha de Santiago, Ribeira Grande de Santo Antão (04) e São Vicente (1).
Com os novos dados, o país reduziu para 249 o número de casos ativos, mantém 109 óbitos por covid-19 e dois estrangeiros transferidos para os respetivos países de origem.
Na terça-feira, o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, fez, em declaração aos jornalistas, o ponto de situação da covid-19, no país, notando que Santiago está a baixar os níveis de transmissão, com "números consistentes" na Praia, mas mostrou-se preocupado com o recrudescimento de casos em São Vicente e Fogo.
"É continuar a dar o bom combate, primeiro relativamente à capacidade de resposta da testagem, capacidade de fazer com que as pessoas cumpram as regras e, ao mesmo tempo, uma forte vontade de todos, para que possamos baixar o nível de transmissão nessas duas ilhas", apelou.
Para o período festivo de Natal e Ano Novo, o primeiro-ministro disse que as orientações são mais genéricas e não vão divergir muito daquelas que estão em vigor, avisando, porém, que não vai ser possível fazer as tradicionais festas nessas duas alturas com ajuntamento de pessoas.
"Vamos ter que conter porque o vírus ainda circula. A Praia está a reduzir o número de casos, mas temos casos. E não podemos fazer com que o mês de dezembro possa aumentar o número de casos", alertou
-0- PANA CS/IZ 09dez2020