Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde regista grande aumento de turistas a nível africano em 2013

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde foi o país africano que registou o maior aumento (27 porcento) de acolhimento de turistas internacionais em 2013, de acordo com o Índice de Competitividade de Viagens (T&T) e de Turismo 2013, recentemente publicado, no país.

De acordo com este estudo referente ao impacto das viagens e do turismo na competitividade das economias, Cabo Verde está na 87ª posição no ranking geral que abarca 140 países, sendo apenas superado, a nível de África, pelas ilhas Seychelles, pelas ilhas Maurícias e pela África do Sul.

O relatório revela que a importância de Viagens e Turismo para a economia do arquipélago cabo-verdiano é indiscutível até porque, lê-se no documento, ao contrário dos outros países, Cabo Verde não possui recursos naturais.

O estudo conclui também que os esforços feitos por Cabo Verde para atrair mais turistas são percetíveis a nível das infraestruturas turísticas, especialmente em termos de quartos de hotel disponíveis, bem como a nível das infraestruturas terrestre e aérea, comparativamente aos padrões regionais.

Cabo Verde foi também considerado o segundo principal “destino turístico de ética” em 2013, conforme a recente lista publicada anualmente pela prestigiada agência Ethical Traveler, grupo norte-americano.

Esta agência analisa, anualmente, os países em crescimento onde, além de oferecerem boas condições para o turismo de sol e praia, são respeitados os direitos humanos, o ambiente e o bem-estar social.

A lista dos dez melhores destinos para férias éticas foi publicada há dez anos e é tida como uma referência enquanto garantia de um turismo saudável, amigo do ambiente.

A agência justifica também a classificação atribuída a Cabo Verde pelo fato de o País ter aumentado a sua capacidade total instalada renovável até 751,14 porcento, “indicando um movimento decisivo para garantir a sustentabilidade energética e driblar a dependência dos combustíveis fósseis”, justifica a agência.

Segundo o jornal Los Angeles Times, o importante dos Estados Unidos, o arquipélago cabo-verdiano mereceu tal distinção por graças a um ambicioso programa para atingir 100 porcento de energia renovável até 2021.

“Cabo Verde teve um notável sucesso ambiental e está a esforçar-se para chegar a 100 porcento de energia renovável", escreveu o jornal.

No topo desta lista está Barbados, logo seguido de Cabo Verde e da Costa Rica.

O ministério cabo-verdiano da Industria, Turismo e Comércio garante que o Governo está na posse de dados estatísticos que evidenciam um crescimento substancial do setor em Cabo Verde, apesar da crise que assola o mundo inteiro, o sector não foi afetado.

Dados mais recentes sobre o ambiente económico, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), confirmam que o turismo é o único setor da economia cabo-verdiana onde o clima de confiança dos operadores se manteve favorável no quarto trimestre do ano findo.

-0- PANA CS/DD 31jan2014