Cabo Verde regista em oito meses 87 óbitos por covid-19
Praia, Cabo verde (PANA) – As autoridades de saúde de Cabo Verde revelaram, segunda-feira, a ocorrência de mais uma morte por covid-19, elevando para um total de 87 óbitos, apurou a PANA de fonte oficial.
Segundo o boletim epidemiológico diário, divulgado pelo Ministério da Saúde, ainda existem 48 novos casos positivos de covid-19, ou seja, o menor número em 27 dias, que aumenta para sete mil 800 infeções no país.
Do total de novos casos, a maioria, ou seja 41 casos, foi registada na cidade da Praia, ilha de Santiago, o principal foco da doença.
Ainda na ilha de Santiago, foram registados novos casos em Ribeira Grande e São Salvador do Mundo, ambos com um, Ribeira Grande e São Lourenço dos Órgãos, com dois cada, enquanto o outro caso foi notificado em São Filipe, na ilha do Fogo.
No habitual encontro com a imprensa, o porta-voz do Ministério da Saúde alertou que, apesar de o país ter ainda uma taxa de letalidade de 1,1 por cento, o valor diário mais baixo dos últimos 27 dias, representa um "dia atípico".
Jorge Basrreto salientou que a situação no país continua preocupante e que ainda está longe ser resolvida.
Por isso, voltou a apelar a todos para continuarem a tomar as medidas de precaução para evitarem um número exagerado de casos do novo coronavírus no país.
No entanto, do total acumulado, seis mil 620 casos já foram dados como recuperados (85 por cento), sendo 94 nas últimas 24 horas, conforme as autoridades de saúde de Cabo Verde.
Quanto aos casos ativos, são agora de mil 91, prosseguiu Jorge Barreto, dando conta ainda de 36 novos casos suspeitos em todo o país e de 30 pessoas em internamento hospitalar, dos quais três em "situação mais grave", no Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia.
Já passaram oito meses desde a identificação do novo coronavírus no arquipélago, mais concretamente na ilha da Boa Vista, referiu.
-0- PANA CS/DD 20out2020