Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde regista dois casos da covid-19 importados do Brasil

 

Praia, Cabo Verde (PANA) – Dois casos positivos do novo coronavírus chegaram a Cabo Verde num "voo de repatriamento" proveniente do Brasil, em finais de maio último, anunciou quinta-feira o diretor nacional de Saúde, Artur Correia.

"São pessoas que estavam confinadas num dos hotéis da capital e que sentiram sintomas. Foram inspecionadas pelos médicos da Delegacia da Praia e, depois, foi feito o teste PCR e detetada a presença do vírus da covid-19. Estão em isolamento", tranquilizou Artur Correia, durante uma conferência de imprensa diária sobre o balanço da evolução desta patologia no país.

Nessa ocasião, Artur Correia admitiu também a possibilidade de, ao contrário do que se pensava inicialmente, de o vírus se ter espalhado pelo país e existir mesmo nas ilhas onde até ao momento não foram declarados quaisquer casos.

Até ao momento, dos 502 casos acumulados de covid-19, foram registados em quatro das nove ilhas habitadas do arquipélago, designadamente Santiago (437), Boa Vista (56), São Vicente e Sal com quatro cada, informou o diretor nacional da Saude.

Anunciou igualmente a realização de um estudo de seroprevalência a nível nacional, que "é para podermos ter elementos mais baseados na evidência. Onde estará o vírus? Qual é o peso de circulação nos diferentes concelhos do país? Isso, são elementos que nos permitirão planificar melhor a nossa actuação."

Conforme especificou a presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima, o estudo de seroprevalência da covid-19 "vai ser realizado em todos os concelhos do país e  abranger todos os escalões etários dos 10 aos 80 anos."

Trata-se, prosseguiu, dum projeto muito abrangente, que deverá arrancar a 20 de junho corrente, altura em que, prosseguiu, as equipas estarão no terreno para fazerem esta colheita e os testes.

"Queremos saber se houve circulação do vírus no país, mesmo nas ilhas onde não se verificaram casos de covid-19”, advertiu a medica, salientando a importância desta informação na luta contra a pandemia no país.

-0- PANA CS/DD 05junho2020