Cabo Verde regista dois casos autóctones de dengue
Praia, Cabo Verde (PANA) – Dois casos autóctones de dengue foram registados quarta-feira no município da Praia, principal centro populacional de Cabo Verde, anunciaram autoridades sanitárias cabo-verdianas.
Em declarações à imprensa, a presidente do Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Mendonça, afirmou que dos três casos suspeitos de dengue enviados ao Instituto Pasteur do Senegal para análise de confirmação, dois revelaram-se positivos e que um negativo.
“As duas pessoas com confirmação positiva para dengue não possuem nenhum histórico de ter estado em países com este tipo de patologia, mas sabemos que Cabo Verde recebe várias pessoas, particularmente da nossa região africana, assim como do Brasil”, disse a responsável, sublinhando a necessidade de reforçar o alerta para este tipo de epidemia no país que, desde de 2016, não registava qualquer caso de dengue.
informou que a delegacia de saúde da Praia já está no terreno a investigar para poder entender a trajetória destes casos e reforçar a procura dos focos com vista à sua eliminação.
Maria da Luz Mendonça recordou que, em 2016, Cabo Verde tinha registado um surto de dengue com mais de 30 casos.
Anteriormente, precisamente, o arquipélago tinha sido fustigado por uma outra epidemia de dengue com um registo de 21.383 casos suspeitos e uma evolução de 174 para febre hemorrágica e seis óbitos.
De janeiro a junho de 2010, o país registou 305 casos, sendo os concelhos da Praia e São Filipe, na ilha do Fogo, os mais afetados, segundo o INSP.
Trata-se de uma doença infeciosa febril aguda, que se pode apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, nomeadamente infeção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crónicas, como diabetes, asma bronquica e anemia falciforme, disse fonte.
-0- PANA CS/DD 08novembro2023