Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde registou, em fevereiro, uma deflação de 0,5 por cento, em comparaçâo com o mesmo mês de 2023, segundo dados do Insttuo Nacional de Estatsticas (INE) divuldos sexta-feira ùltimo.
De acordo com o gráfico dos últimos anos do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), a linha da taxa de variação homóloga em Cabo Verde está a descer desde o segundo semestre de 2022.
A linha mostra que o ritmo do aumento de preços (do cabaz de produtos essenciais, analisado mensalmente pelo INE) tem sido cada vez mais fraco, até cair, em fevereiro ùltimo, abaixo do zero, e, desde entāo, os preços deixaram de subir e recuaram 0,5 ppr cento.
Os preços das comunicações e transportes foram os que mais contribuíram para a deflação homóloga registada em Cabo Verde.
Em termos acumulados, desde inicio do ano de 2024 até ao final de fevereiro ùltimo, Cabo Verde registou uma variação de preços na ordem de -0,5 por cento.
Cabo Verde fechou o ano de 2023 com uma inflação de 1,3 por cento, enquanto o Orçamento do Estado para 2024 prevê uma inflação de 2,8 por cento, segjndo o INE.
-0- PANA CS/DD 16março2024