Praia, Cabo Verde (PANA) – Preços em Cabo Verde acumularam uma subida de 7,6 por cento no ano de 2022, apesar de terem estagnado em dezembro último, face a novembro, segundo dados do Instituto Nacii nal de Estatísticas, divulgados segunda-feira última.
De acordo com o mais recente Índice de Preços no Consumidor (IPC), elaborado pelo INE, esta variação mensal nula (zero poor cento) em dezembro segue-se a meses consecutivos de subidas.
"A taxa de variação homóloga do IPC total, em dezembro de 2022, foi de 7,6 por cento, desacelerando 0,4 pontos percentuais em relação ao mês anterior", lê-se no relatório do INE.
A taxa de variação acumulada do IPC foi também de 7,6 por cento, superior em 2,2 pontos percentuais à observada no mês homólogo do ano anterior.
Cabo Verde registou assim, segundo o mesmo índice, uma variação média, nos últimos 12 meses, de 7,9 por cento, valor superior em 0,1 pontos percentuais face ao de novembro de 2022.
O Governo previa que a escalada de preços em Cabo Verde deveria fechar 2022 com um aumento médio global de quase oito por cento, reduzindo-se a menos de metade este ano.
-0- PANA CS/DD 17jan2023