Cabo Verde regista 57 novos casos da covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde registou, nas últimas 24 horas, 57 novos casos da covid-19, passando a contar com 523 casos ativos, apurou a PANA segunda-feira de fonte oficial.
De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, os novos casos foram detetados em 658 testes efetuados a amostras colhidas nos concelhos da Praia (43), Porto Novo (cinco), Ribeira Grande de Santo Antão e Paul (três cada), São Miguel e Santa Catarina de Santiago (dois cada) e Santa Cruz com um positivo.
Este balanço representa uma taxa de positividade de 9,0 por cento, indica a mesma fonte, acrescentando que, em sentido contrário, foram registados três novas recuperações nos municípios de Paul (02) e São Vicente (01), totalizando 38.172 recuperados.
Até agora, Cabo Verde teve 351 óbitos, nove doentes estrangeiros transferidos, perfazendo um total de 39.072 casos positivos acumulados desde o inicio da pandemia, no arquipélago, a 19 de março de 2020 .
Na sua tradicional mensagem de Natal, o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, sublinhou que a pandemia está "controlada", no país, mas considerou que é preciso continuar o "bom combate" à covid-19, sobretudo com a vacinação.
"Celebramos este ano um Natal diferente do ano passado. Ainda em pandemia, mas com a situação controlada. Esta situação permite-nos hoje mais liberdade na vida social e a retoma da economia, nomeadamente o turismo", afirmou o chefe do Governo cabo-verdiano, realçando que o arquipélago já atingiu "bons níveis de vacinação".
Cabo Verde já atingiu cerca de 84 por cento da população adulta com a primeira dose de vacina contra a covid-19, enquanto pouco mais de 70 por cento já estão totalmente vacinados.
Em 16 de dezembro corrente, o país iniciou a vacinação nos menores com idades dos 12 aos 17 anos, tendo vacinado quase 30 mil pessoas nessa faixa etária.
Entretanto, depois de muitos dias a registar menos de 20 casos diários, os números aumentaram, nos últimos dias, com um máximo de 145 casos no passado sábado, o maior registo diário desde 15 de setembro, quando foram notificados 122 infetados, em todo o país.
-0- PANA CS/IZ 27dez2021