Cabo Verde regista 56 casos positivos de Covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - Um indivíduo de 43 anos de idade, de nacionalidade cabo-verdiana e residente no bairro de Ponta d´Agua, na cidade da Praia, foi testado positivo para a Covid-19 (coronavírus), o que eleva a 56 o numero total destes casos confirmados em Cabo Verde, apurou a PANA de fomnte oficial no local.
Segundo uma nota do ministério da Saúde e Segurança Social (MSSS) anunciou, sexta-feira, que o doente, que se encontra internado em isolamento no Hospital Agostinho Neto, apresenta um quadro de infeção respiratória moderada.
A mesma fonte indica ainda que estão a ser tomadas medidas pela Delegacia de Saúde da Praia, com o apoio dos serviços centrais, do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros e da Polícia Nacional, para a identificação e seguimento de contratantes da pessoa infetada, a fim de se evitar a propagação comunitária da doença.
Na nota, o Governo exorta ainda toda a população ao cumprimento do confinamento domiciliar e a implementar as outras medidas preventivas.
Numa conferência de imprensa, quinta-feira última, para fazer o balanco diário da evolução da pandemia em Cabo Verde, o diretor nacional da Saúde, Artur Correia, anunciou que surgiram mais quatro novos casos suspeitos nesse dia.
Artur Correia revelou que outros dois casos suspeitos na cidade da Praia deram resultados negativos e que, dos três suspeitos de Santa Catarina de Santiago, dois tiveram resultados negativos, e que um outro está à espera de resultados.
Avançou ainda que, em São Vicente, existe um caso suspeito, cuja amostra já se encontra na cidade da Praia para exames, e que, da Boa Vista, três casos suspeitos, cuja amostras devem chegar “brevemente” à mesma cidade para análises laboratoriais.
Artur Correia informou ainda que as autoridades sanitárias mantêm em quarentena obrigatória 28 pessoas na cidade da Praia, que chegaram da Boa Vista e de São Vicente onde estavam a trabalhar.
Em São Vicente, estão em quarentena domiciliar 234 de pessoas, cujos casos foram declarados suspeitos por uma pesquisa ativa.
Também mencionou casos contactos diretos e indiretos da única doente com a Covid-19 naquela ilha.
Segundo ainda a mesma fonte, na ilha do Sal, estão 20 pessoas em quarentena domiciliar e, em São Nicolau, quatro pessoas, todas vindas da ilha de Boa Vista ou da cidade da Praia, onde se encontravam em serviço.
Na ilha da Boa Vista, ressaltou, que todas as 107 pessoas que saíram do Hotel Riu Palace, mais as pessoas saídas do Hotel Riu Karamboa e que tiveram resultados negativos, estão a ser seguidas para a realização das devidas pesquisas epidemiológicas, afim de se poder diagnosticar precocemente todos os casos que venham a acontecer.
Quanto aos 45 casos positivos do Riu Karamboa, informou que estes estão em isolamento e monitorizados.
De acordo com o diretor nacional da Saúde, a taxa de ataque do vírus na ilha da Boa Vista, onde foram registadas 51 casos dos agora 56, não chega a 0,3 por cento, pelo que as autoridades tudo irão fazer para que não haja a disseminação.
Artur Correia referiu-se também às pessoas que se encontravam em quarentena em dois hotéis da cidade da Praia, e que foram para casa sem que fossem submetidos a quaisquer testes.
Explicou que não se tratava de casos suspeitos, mas sim de indivíduos que provieram dos Estados Unidos e da Europa, mas que todos eles estão a ser seguidos e que, na devida altura, caso venham a ser necessário, serão alvos de testes de Covid-19.
Quinta-feira última, o Presidente da República, Carlos Jorge Fonseca, anunciou prorrogar o estado de emergência nacional, desta vez com diferenciação de ilhas.
Nas ilhas da Boa Vista, Santiago e São Vicente o estado de emergência vai vigorar da zero hora do dia 18 de abril até às 24 horas de 02 de maio próximo, segundo o chefe do Estado.
Nas ilhas de Santo Antão, São Nicolau, Sal, Maio, Fogo e Brava, onde não há registo de casos, a duração será de apenas nove dias, ou seja até às 24 horas de 26 de abril corrente, acrescentou.
Cabo Verde regista, até ao momento, 56 casos positivos da Covid-19, sendo 51 na Boa Vista, agora quatro na cidade da Praia e um em São Vicente, refere-se.
-0- PANA CS/DD 17abril2020