Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde regista 3 casos de Gripe A

Praia- Cabo Verde (PANA) -- As autoridades sanitárias cabo-verdianas confirmaram segunda-feira o registo dos primeiros casos de Gripe A (H1N1) na ilha de Santiago em três crianças da mesma família, uma das quais chegou a alguns dias dos Estados Unidos, soube a PANA de fonte oficial na cidade da Praia.
As fontes garantem que as crianças afectadas, com idades compreendidas entre os três e os 10 anos, não correm quaisquer riscos e estiveram internadas com a mãe.
As autoridadees dizem que “não há razão para pânico com esta situação, dado que, segundo a OMS, a doença é de gravidade moderada, desde que respeitadas as recomendações dos serviços de saúde".
Falando à imprensa, o ministro do Estado e da Saúde, Basílio Ramos, disse que as crianças foram internadas, juntamente com a mãe, na madrugada do dia 18, no Hospital Regional Santiago Norte, por apresentarem sintomas de gripe.
Na sequência do internamento, foram colhidas amostras de secreções que foram enviadas ao Instituto Pasteur de Dakar (Senegal), tendo os resultados dos exames confirmado a doença.
Duas das crianças estão em regime de quarentena na residência dos familiares que também estão a ser seguidos pela equipa médica do hospital onde estiveram internadas inicialmente para que sejam controlados em caso de surgimento de sintomas da doença.
Aconteceu, entretanto, que enquanto se aguardava pelo resultado das análises, umas das crianças, mais precisamente a que veio dos Estados Unidos, viajou para a ilha Brava com a progenitora num navio da marinha mercante cabo-verdiana.
Em relação a este caso, as autoridades sanitárias garantem também que a criança passa bem e que não corre qualquer risco, uma vez que o período da incubação da doença já está ultrapassado.
As autoridades sanitárias aconselharam as pessoas que viajaram no barco que transportou a criança para a ilha Brava a se dirigirem aos serviços de saúde caso tenham sintomas da Gripe A.
A directora-geral da Saúde, Jacqueline Pereira, garantiu que Cabo Verde está preparado em termos de medicamentos para fazer face à doença, caso ela venha a tomar contornos mais preocupantes.
“Os stocks permitem o tratamento de 1034 pacientes”, precisou, sublinhado que, depois de a OMS classificar a Gripe A como pandemia, foram tomadas as medidas necessárias para fazer face à doença, que já afecta mais de 100 países.