Cabo Verde regista 202 novos casos positivos de covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Ministério da Saúde de Cabo Verde anunciou, quarta-feira, ter registado, nas últimas 24 horas, 202 novos casos positivos de SARS-CoV-2 (covid-19), ou seja, um total de 600 casos ativos da doença no país.
De acordo com o boletim epidemiológico diário, os novos casos resultaram de um total de 750 análises recebidas nos laboratórios de virologia em todo país, com uma taxa de positividade, a nível nacional, de 26,9 por cento.
Destes 202 casos, a maioria foi detetada na ilha de Santiago, onde só o concelho da Praia tem mais 105, Ribeira Grande Santiago (2), São Domingos (3), Santa Catarina (18), São Salvador do Mundo (3), Tarrafal (4), São Miguel (2), Santa Cruz (5) e São Lourenço dos Órgãos (1).
Na ilha do Fogo, há mais quatro novos casos positivos, S. Filipe (2), Mosteiros (1) e Santa Catarina (1), a ilha da Brava (8), Ribeira Grande, Santo Antão (1), São Vicente (29), Sal (1), São Nicolau (10), Ribeira Brava (8) e Tarrafal (2) e Maio (6).
Os dados divulgadas mencionam mais 98 curados, dos quais 55 na Praia, dois em São Domingos, oito em Santa Catarina, dois em São Salvador do Mundo, tręs em Tarrafal, dois em São Miguel, três em Santa Cruz, dois em São Lourenço dos Órgãos, nove em Brava, um em Paúl e 11 em São Vicente.
Com estes casos, o país passa a contabilizar 56.410 curados, 402 óbitos, 43 óbitos por outras causas e nove transferidos, perfazendo 57.464 casos positivos acumulados desde o inicio da pandemia no arquipélago, em março de 2020.
Cabo Verde atingiu um recorde diário de cerca de 1.400 novos infetados com o novo coronavírus num único dia em janeiro último, já com a nova variante, Ómicron, a circular no arquipélago, chegando então a registar mais de 7.000 casos ativos, mas a situação melhorou rapidamente a partir da segunda semana de janeiro.
O país voltou, em 06 de março último, à situação de alerta, o menos grave de três níveis, mantendo atualmente um nível "mínimo" de restrições devido à pandemia da covid-19, deixando de ser obrigatória a utilização de máscara na via pública e, já no final de abril último, também em espaços fechados.
Segunda-feira última, o diretor Nacional da Saúde, Jorge Barreto, disse que as autoridades sanitárias estão a avaliar a situação epidemiológica do país, face ao aumento de casos verificado nos últimos dias.
Assegurou que, se houver necessidade, podem ser retomadas medidas restritivas.
Como forma de mitigar as consequências da pandemia de covid-19 em Cabo Verde, o Ministério da Saúde apela às pessoas para aderirem à campanha de vacinação a decorrer em todo o país, para que todos possam estar protegidos o mais rápido possível.
Recomendou o uso de máscaras faciais, principalmente em qualquer espaço interior ou fechado, apesar de ser obrigatório apenas em estabelecimentos e infraestruturas de saúde públicas e privadas, centros e lares de idosos públicos ou privados, estabelecimentos prisionais e transportes coletivos de passageiros terrestres, aéreos e marítimos.
-0- PANA CS/DD 16junho2022